Casais empreendedores: Sorte no amor e nos negócios
Conheça casais que levaram o romance para o nível dos negócios
A frase “trabalhe com o que ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”, do pensador chinês Confúcio, é famosa e constatada por alguns empreendedores, mas será que o mesmo vale quando se trabalha com quem ama? Administrar amor e negócios pode não ser tão difícil assim. O casal Ueber Moreira e Emerson Cabral está junto há oito anos, e desse amor surgiu o restaurante Modéstia às Favas, na cidade de Vila Velha, em 2018.
Sem pretensão de ter um negócio, o casal, que sempre gostou de receber amigos, criou um espaço gourmet dentro de casa, para momentos de lazer. O hobby de cozinhar para amigos foi ganhando novos adeptos, as reformas foram dando uma nova cara ao espaço, a proposta de exclusividade e acolhimento no atendimento foi ganhando fama, a pandemia intensificou o processo de transformação até que de fato, o local se tornou um restaurante.
“Nós vimos que o Modéstia era um negócio, mas até então não estávamos empreendendo, estávamos criando um espaço pra gente, um espaço de hobby. Quando o espaço estava quase fazendo um ano, percebemos que ele merecia ser ampliado e dar mais conforto para os clientes. Aos poucos, o que era um hobby virou uma empresa e agora estamos empreendendo 100%, porque é de onde tiramos o nosso sustento”, destaca Ueber.
A experiência de empreender juntos é um aprendizado para o casal que garante ter se encontrado nesse negócio. “É uma parceria natural, já que ambos têm paixão por receber e atender. Cada um se dedica a funções que mais se encaixam com as habilidades individuais. Assim, conseguimos ampliar bastante nossa atuação conjunta. E cada um dá suporte nos trabalhos do outro”, explica Ueber.
Em outro ramo, o casal de fisioterapeutas Henrique e Juliana Coutinho dá provas de que é possível ter sorte no amor e no jogo. Juntos eles abriram a clínica de fisioterapia Unifisio, e entre romance e negócios lá se foram 20 anos.
“Desde que estávamos na faculdade falávamos em montar uma empresa juntos e com um pouco mais de um ano de formados, em junho de 2004, tivemos a oportunidade de comprar nossa empresa. Achamos muito legal essa parceria, apesar de estarmos praticamente 24h juntos, nunca tivemos problema em separar o trabalho da vida de casados. Sempre buscamos conversar bastante, então sabemos quais são os sonhos um do outro, e buscamos o melhor para atingí-los e fazermos o outro feliz. E é muito bom termos certeza que podemos confiar um no outro dentro da empresa”, destaca Henrique.
Além da dedicação, o casal contou com outro fator importante: a capacitação. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) foi um grande suporte aos empreendedores, que fizeram o Empretec e participaram do projeto de Agente Local de Inovação, se tornando um destaque de evolução no programa. “O auxílio do Sebrae nos ajudou a dar o pontapé inicial para crescimento de nossa empresa e hoje estamos com o serviço de Cross Training, além da clínica de fisioterapia”, ressalta.
O Sebrae/ES oferece uma gama de soluções para que os empreendedores tenham sucesso em seus negócios. Na questão de planejamento e organização financeira, durante todo o mês de junho serão disponibilizados serviços e produtos que tratam do assunto. Confira as ofertas pelo link: https://conteudo.es.sebrae.com.br/financas.
foto Mônica Zorzaneli



