Estudantes são conscientizados sobre guarda responsável de animais em Vitória

today5 de julho de 2021
remove_red_eye244

Os cuidados com os animais dentro de casa são essenciais para seu bem-estar, e as crianças têm papel fundamental na boa convivência com os bichinhos de estimação. Por isso, a equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) faz ações de educação ambiental nas salas de aula de escolas municipais.

Considerando os registros de agressão em acompanhamento no CVSA, o primeiro tema abordado foi “Saúde e Guarda Responsável”, nas unidades de ensino da Grande São Pedro. O projeto foi retomado após 15 meses. 

“As atividades serão realizadas nas escolas de Ensino Fundamental, com abordagens feitas em sala de aula, turma por turma. O tema tem como objetivo orientar alunos e profissionais das escolas da Grande São Pedro quanto aos riscos associados às agressões decorrentes de cães e gatos, a importância do registro desses casos no sistema da saúde e a relevância da situação para a saúde da população, uma vez que algumas doenças têm transmissibilidade direta por esses meios (mordidas e arranhões)”, disse a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Cristiane Stem.

Na semana passada, as equipes estiveram nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Lenir Borlot, Francisco Lacerda de Aguiar, Eliane Rodrigues e José Lemos de Miranda, nas quais 512 alunos foram orientados sobre guarda responsável.

A secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen, acompanhou o retorno das atividades. “Estou aqui para falar com vocês (estudantes) que podem contar sempre com a gente. A Saúde está à disposição para ser parceira de vocês. Quando precisarem, temos aqui a unidade de saúde pertinho de vocês, com profissionais disponíveis para fazer a escuta”.

Programação
Segunda-feira (5): EMEF Eliane Rodrigues – Ilha das Caieiras
Terça-feira (6): EMEF José Lemos de Miranda – Comdusa
Quarta-feira (7): EMEF Lenir Borlot – São Pedro
Quinta feira (8): EMEF Francisco Lacerda de Aguiar – São Pedro

 por Jucilene Borges/PMV
fotos André Sobral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*