Itapemirim entra para seleto grupo de cidades com tecnologia inclusiva no mundo

today22 de março de 2022
remove_red_eye239

Prefeitura adquiriu dispositivo de última geração para alunos com deficiência visual.

Mais uma vitória do povo itapemerinense. É que agora a Prefeitura de Itapemirim adquiriu um dispositivo eletrônico com inovação tecnológica de inteligência artificial para pessoas com deficiência visual.

Trata-se do OrCam MyEye, único aparelho de visão artificial vestível, que é ativado por um gesto de apontar ou apenas por detecção automática de texto. A aquisição faz parte do Projeto “Novos Olhares – Inteligência e Visão Artificial”, que visa tornar Itapemirim uma cidade mais inclusiva.

De tecnologia israelense, o aparelho lê, de modo instantâneo e discreto, textos impressos em qualquer plataforma, como um jornal, revista ou um tablet, por exemplo. Além disso, reconhece e nomeia rostos, cédulas e produtos e códigos de barras, tudo em tempo real. O OrCam MyEye possui o tamanho de um dedo, é leve, sem fios e de utilização intuitiva, ou seja, estabele uma compreensão direta sem a necessidade de deduções ou classificações.

O dispositivo, que faz detecção automática em três idiomas (português, inglês e espanhol), está fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas no mundo todo, aumentando a independência de quem possui diminuição da acuidade visual e melhorando sua qualidade de vida.

Para o prefeito, Thiago Peçanha Lopes, a aquisição do OrCam MyEye representa o caminho para uma Itapemirim mais inclusiva, uma marca de sua gestão, amparando e atendendo às necessidades de todos os munícipes, sem qualquer distinção.

“Trata-se de uma revolução na inclusão de nossas escolas. Estamos escrevendo o nome de Itapemirim em um grupo seleto de cidades pelo mundo que oferece essa tecnologia desenvolvida pelos cientistas israelenses”, comemorou o prefeito.

A apresentação do Projeto“Novos Olhares – Inteligência e Visão Artificial” acontece nesta quarta-feira (23) na Escola Narciso Araújo, a partir das 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*