Viana: professor exclusivo para Educação Especial

today23 de abril de 2015
remove_red_eye483

Aprimorar o trabalho e técnicas desenvolvidas a favor da Educação Especial no município de Viana é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação que conta com professor exclusivo para o atendimento de alunos com necessidades especiais na Educação Infantil.

O atendimento exclusivo, que antes era realizado apenas nas escolas de Ensino Fundamental, hoje, já está sendo ampliado para os Centros Municipais de Educação Infantil. Um exemplo é o CMEI Manoel Evêncio de Oliveira, em Nova Bethânia. Lá, o atendimento é realizado com cinco alunos: dois autistas, dois com deficiência múltipla e um com deficiência física.

O trabalho é acompanhado pela professora Claulineia Pereira da Silva e duas estagiárias, Auxiliadora Gracilia da Silva e Mônica Alves Pereira Couto. A professora Claulineia, que é especialista na área da Educação Especial, explicou como é feito o trabalho com o aluno. “Realizamos uma adaptação de acordo com suas limitações, o que não significa que ele não possa ser participativo e capaz de aprender”, reforça.

A unidade também oferece um atendimento individual para os alunos durante a semana. “Realizamos um planejamento de acordo com a disponibilidade do professor, fazendo o trabalho em um determinado horário na semana”, afirmou a pedagoga da unidade, Marcela Guilherme Salvador.

Ainda, de acordo com a pedagoga, os profissionais da escola que atuam nesta área sempre buscam o aperfeiçoamento. “Tanto a professora, quanto as estagiárias, sempre participam de formações e cursos oferecidos pela Prefeitura de Viana, além de buscar outras formas de adquirir conhecimentos em torno da Educação Especial”, conta.

Outras unidades
As escolas do município também atendem alunos com Síndrome de Asperger e Síndrome de Down. O CMEI Calypio de Siqueira Rocha, em Marcílio de Noronha, também conta com o atendimento. A unidade possui três estagiários e um professor.

Já o CMEI Professora Biluca, em Viana Sede, conta com o apoio de um estagiário no turno vespertino. O CMEI tem a parceria com a EMEF Padre Antunes que auxilia o atendimento na unidade de Educação infantil. A Escola Padre Antunes possui um professor da Educação Especial em cada turno.

“A Educação Especial de Viana tem ganhado reforço para garantir atendimento cada vez mais direcionado para estes alunos que precisam de profissionais habilitados para o desenvolvimento das habilidades deles”, disse Gabriela Roncatt Ferreira, da equipe da Educação Especial de Viana.

Ensino Fundamental
De acordo com a Secretaria de Educação, desde 2011 as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) já oferecem atendimento educacional especializado no contraturno para os alunos com deficiência, transtornos globais no desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Atualmente o município atende 261 alunos especiais e 142 alunos com transtornos de aprendizagem e comportamento por meio de trabalho colaborativo.

Por Ascom Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*