A pele da mulher envelhece mais rápido que a do homem?

today23 de março de 2022
remove_red_eye104

Alterações na produção hormonal durante o climatério e a presença de pelos interferem no envelhecimento da pele, explica a médica dermatologista Dra. Bianca Gastaldi.

Os homens envelhecem em ritmo menos acelerado em relação às mulheres. Esse fenômeno ocorre em decorrência das características específicas da pele masculina, como a presença maior de folículos pilosos e também devido às alterações na produção hormonal ao longo da vida. A mulher começa a ter decréscimo hormonal (climatério) aos 40-45 anos, enquanto eles aos 50-55 anos.

“A produção de colágeno e elastina decai naturalmente ao longo dos anos. Entretanto, no caso das mulheres, o climatério diminui a produção do hormônio estrogênio e provoca uma redução do colágeno mais abrupta”, explica a dermatologista Dra. Bianca Gastaldi. “Outro fator decisivo é que os homens possuem pelos, estruturas que conferem proteção solar e dão suporte para a pele, diminuindo a velocidade do envelhecimento da derme”, constata. 

Todavia, segundo Bianca Gastaldi as terapias de reposição hormonal podem auxiliar na redução abrupta da produção de colágeno. O tratamento também pode ser vantajoso para aliviar os sintomas comuns que acompanham a menopausa, como ondas de calor, ressecamento vaginal e alterações de humor. 

Outra característica impactante na velocidade do envelhecimento da pele é a fisiologia: “os indivíduos de sexo masculino apresentam uma pele mais espessa, com maior quantidade de glândulas sebáceas e de colágeno, resultando em uma pele mais firme”, pontua a especialista em dermatologia Dra. Bianca Gastaldi

Para auxiliar na prevenção do envelhecimento da pele, a dermatologista Bianca Gastaldi destaca a importância de manter hábitos de autocuidado, como uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e também a proteção solar. “As técnicas de preenchimento facial permitem um cuidado preventivo contra o envelhecimento da derme, assim como podem ser aliadas para tratar casos onde as rugas e sinais de idade já são mais aparentes”, destaca a médica.

_______________________________
Sobre Dra. Bianca Gastaldi

Bianca Gastaldi, é médica dermatologista, graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro das Sociedades Brasileira (SBD) e Americana de Dermatologia (AAD). Atua com foco em injetáveis e no gerenciamento do envelhecimento há 15 anos, sendo atualmente professora da pós graduação de cosmiatria e speaker internacional da Sinclair e da Toskani (duas grandes empresas que atuam na área de dermatologia estética com injetáveis).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*