Ação ambiental da Samarco é premiada no Espírito Santo

today19 de agosto de 2014
remove_red_eye163

A Samarco foi uma das ganhadoras do Prêmio Findes/Senai de Meio Ambiente 2014. A empresa venceu na categoria Uso de Tecnologia Limpas com o case Ecoeficiência na Gestão Portuária contribuindo para a conservação da Biodiversidade Marinha (Tartarugas Marinhas).

A iniciativa resultou na readequação da iluminação das áreas dos pátios de estocagem e porto de Ubu, de modo a reduzir a interferência das luzes artificiais nas praias do Além e Guanabara, em Anchieta (ES), e não interferir no ciclo de reprodução da tartaruga cabeçuda, espécie ameaçada de extinção no Brasil e no mundo, segundo o Ministério do Meio Ambiente e IUCN (International Union for Conservation of Nature).

Como a tartaruga é guiada pelas luzes do céu refletidas no mar, luzes artificiais podem desorientar os animais, interferindo na migração ao mar e, assim, na sua sobrevivência.

As ações foram diagnosticadas, desenvolvidas e implantadas entre 2010 e 2013 e geraram resultados positivos na temporada de reprodução 2013/2014, além de benefícios indiretos na operação da empresa. De setembro de 2013 a março de 2014, o número de ninhos cresceu 60%, com recorde de 130 desovas e 10.915 filhotes, na última temporada. O Pró-Tamar/ICMBio participa efetivamente das ações de monitoramento de desova e nascimento das tartarugas marinhas na região.

Sobre o prêmio
Criado em 1997, pelo Sistema Findes, através do Senai-ES e de seu Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, o Prêmio Findes/Senai de Meio Ambiente tem como objetivo de incentivar e reconhecer as iniciativas das indústrias e demais partes interessadas do Estado do Espírito Santo na adoção de ações que resultem na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas suas áreas de influência.

São avaliados trabalhos nas categorias Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Proteção dos Recursos Hídricos; Uso de Tecnologias Limpas; Educação Ambiental; Responsabilidade Social, Micro e Pequenas Indústrias e Relação com Partes Interessadas.

Fonte RP1 Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*