ALES aprova indicação do deputado Bruno Lamas que prioriza portuários e estivadores na vacinação

today5 de maio de 2021
remove_red_eye264

Mais uma indicação do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), dessa vez voltada para priorizar
a vacinação de portuários e estivadores, foi aprovada pela Assembleia Legislativa

A proposta garante que os profissionais sejam incluídos na primeira fase do Plano Estadual de Vacinação, de modo a serem prioritariamente vacinados ainda este mês, ao lado dos trabalhadores da Segurança, Educação e idosos acima de 60 anos.

“Os portuários e estivadores, ao lado dos profissionais da Segurança e Educação, prestam serviços essenciais à população. Eles atuam em contato com as embarcações estrangeiras que chegam à capital. Desse modo, há uma urgência, de primeira ordem, na vacinação desses trabalhadores, como forma de evitar paralisação de seus serviços e da economia local”, justificou Bruno.

Os profissionais serão beneficiados com a imunização contra a Covid-19, caso a indicação seja acatada pelo governador Renato Casagrande (PSB).

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou que tem expectativa de expandir os grupos prioritários de vacinação no Estado e incluir profissionais de outras atividades econômicas.

Segundo ele, trabalhadores que atuam no transporte público, aeroportos e portos – conforme sugeriu Bruno – devem ser os próximos da fila de vacinação, possivelmente nos meses de junho ou julho.

O deputado tem articulado esforços para que algumas categorias sejam priorizadas na vacinação, entre elas: os profissionais de Radiologia.

Bruno lembra que, ao realizar exames de mamografia, tomografia computadorizada, ressonância e ultrassonografia, o profissional de Radiologia está exposto ao risco de contrair Covid-19, uma vez que está na linha de frente do combate à pandemia.

“No atual contexto de crise sanitária mundial causada pelo novo coronavírus, esses profissionais passam a ter um papel ainda mais fundamental, já que atuam diretamente no diagnóstico e nas possíveis complicações da Covid-19”, destaca o autor.

Bruno já propôs projeto de lei para o governo priorizar a vacinação dos profissionais da Segurança Pública e da Educação, pedidos que o governo do Estado atendeu. Na mesma proposta, ele incluiu os bancários, que lidam diariamente com o público.

O parlamentar também teve a indicação que prioriza a imunização dos profissionais de limpeza, coleta de dejetos e varrição pública, os chamados garis, aprovada pela Assembleia Legislativa, assim como pastores e padres. Cabe, agora, ao governo se manifestar sobre os pedidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*