ALES aprova indicação do deputado Bruno Lamas que prioriza vacinação de profissional que atua em radiologia

today23 de abril de 2021
remove_red_eye357

O deputado lembra que, ao realizar exames de mamografia, tomografia computadorizada, ressonância e ultrassonografia, o profissional de radiologia está exposto ao risco de contrair Covid-19, uma vez que está na linha de frente do combate à pandemia

Mais uma indicação do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), desta vez voltada para priorizar a vacinação de profissionais que atuam na radiologia, foi aprovada pela Assembleia Legislativa.

Serão beneficiados com a imunização contra a Covid-19, caso a indicação seja acatada pelo governador Renato Casagrande (PSB), técnicos, tecnólogos e auxiliares que atuam na área.

A proposta garante que os profissionais sejam incluídos na primeira fase do Plano Estadual de Vacinação, de modo a serem prioritariamente vacinados, ao lado dos profissionais de Segurança, Educação e idosos acima de 60 anos.

“No atual contexto de crise sanitária mundial causada pelo novo coronavírus, esses profissionais passam a ter um papel ainda mais fundamental, já que atuam diretamente no diagnóstico e nas possíveis complicações da Covid-19”, destaca o autor.

Bruno lembra, ainda, que, ao realizar exames de mamografia, tomografia computadorizada, ressonância e ultrassonografia, o profissional de radiologia está exposto ao risco de contrair Covid-19, uma vez que está na linha de frente do combate à pandemia.

Mas caso o governador não aceite a sugestão, o deputado também protocolou um projeto de lei com o mesmo teor, ou seja, beneficiando a categoria.

“Com uma formação feita, em sua maioria, por instituições privadas, os profissionais de radiologia exercem importantes funções no Sistema Único de Saúde (SUS), pois são os responsáveis, por exemplo, pela realização de exames. Os motivos que justificam essa posição são de caráter humanitário. A defesa da saúde e vida daqueles que lutam diariamente para vencer a guerra biológica contra a Covid-19, salvando vidas alheias, deve ser prioridade”, frisou.

O projeto de lei será analisado pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças, antes de ser votado pelo plenário da Assembleia.

Bruno já propôs projeto de lei para o governo priorizar a vacinação dos profissionais da Segurança Pública e da Educação, pedidos que o governo do Estado atendeu. Na mesma proposta, ele incluiu os bancários, que lidam diariamente com o público.

O parlamentar também teve a indicação que prioriza a imunização dos profissionais de limpeza, coleta de dejetos e varrição pública, os chamados garis, aprovada pela Assembleia Legislativa na segunda-feira (19). Cabe, agora, ao governo se manifestar sobre o pedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*