Alfredo Chaves aposta na produção de mudas de café Robusta Tropical

today29 de abril de 2019
remove_red_eye471

A Fazenda Experimental Incaper, de Alfredo Chaves, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura vem se dedicando na produção de mudas de café Robusta Tropical. Um cultivar de colonização por sementes desenvolvida no ano de 2000, pelo antigo Emcaper, proveniente da recombinação de 53 clones elites, do Programa de melhoramento de café Conilon.

Segundo o técnico e coordenador da Fazenda local, Ronaldo Paschoal Marchezi, o material genético que é nativo do município de Marilândia, renderá até 100 mil mudas, destinadas preferencialmente aos produtores da agricultura familiar e subsidiado aos agricultores que possuem bloco do produtor ativo.

Conforme o Incaper, a variedade conta com alta produtividade com média de 40 sacas por hectare sem irrigação, adaptável em diferentes regiões do estado.  As mudas foram entregues em março.  

Quem acompanha de perto as atividades no Viveiro Municipal é o chefe do Setor Educação Ambiental, Itagiba Mattos. Além de plantios agrícolas como café e banana, ele calculou que o Viveiro possui mais de 160 variedades de espécies frutíferas, nativas, palmáceas e ornamentais destinadas aos trabalhos de recuperação de áreas verdes, composição de rios e nascentes, parques naturais, jardins e praças do município; e também à disposição do interesse da população em geral.

Fomento agrícola: O Viveiro Municipal conta ainda com a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Fazenda Experimental do Incaper garantida por meio de assistência técnica, capacitações, projetos de qualificação agrícola e fornecimento de material genético.

Um dos exemplos é o Programa do Cacau, que em 2018 ofereceu capacitação e distribuiu 15 mil mudas da fruta para um grupo de produtores interessados.   

Para o fomento do café, somente no ano passado foram distribuídas cerca de 40 mil mudas. Já para a promoção da bananicultura, foram ofertadas três mil mudas da variedade Vitória.

Arborização da cidade: Para este ano a Secretaria Municipal de Agricultura firmou parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos para a arborização da sede cidade. Para tanto, o Viveiro Municipal fornecerá as variedades adequadas de palmáceas, nativas e ornamentais.

O Viveiro Municipal ficá localizado na fazenda Incaper, sentido Parque de Exposições. O horário de atendimento é de 7h às 16h, de segunda sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3269-1375 / 3269 – 2717.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*