Alunos de Anchieta são classificados para a semifinal da Olimpíada Brasileira de Geografia
Os alunos 9º ano da Escola Municipal Professora Edma Maria Mezadre Mulinari, localizada em Baixo Pongal, foram classificados para a Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), que envolve as ciências da informação e geoespacial.
O objetivo principal é divulgar a ciência cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania. Através de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial.
O grupo se classificou após construir um croqui e um mapa tátil do distrito de Baixo Pongal. Nesta prova prática o objetivo foi construir um mapa tátil para ser utilizada por cegos ou pessoas com baixa visão, que mostre as intervenções necessárias na área delimitada no croqui, e também contribuir visando a mobilidade de pessoas cadeirantes ou com problemas de visão que precisam ir para a escola.
“Com a participação dos alunos nesta olimpíada, pude promover a conscientização da importância da cartografia como ferramenta para o planejamento e desenvolvimento, estimulando os jovens talentos a trabalhar seus potenciais influenciando na melhoria da qualidade do Ensino” afirma o professor e orientador dos alunos Thiago Menário.
Nesta nova fase, os alunos irão fazer uma prova prática, e se forem classificados irão concorrer a “Corrida das Coordenadas”, na cidade do Rio de Janeiro, em novembro.