Anchieta é a primeira cidade capixaba a utilizar lâmpadas de led

today26 de janeiro de 2015
remove_red_eye436

Anchieta está mudando todo sistema de iluminação pública do município utilizando refletores e lâmpadas de led, além de luminárias mantidas com luz solar. Esse conjunto de ações coloca Anchieta entre as cidades mais sustentáveis do país em termos de iluminação pública e economia de energia elétrica. O investimento inicial é de R$ 2 milhões.

Nesta segunda-feira (26), foi iniciada a instalação dos refletores de LED nas Praias de Anchieta. “Nossas praias são as primeiras do país a ter iluminação com refletores de led”, anunciou o prefeito Marcus Assad.

Os refletores de LED possuem capacidade de iluminação superior aos demais sistemas de iluminação. Os refletores serão instalados na orla das praias do município, iluminando toda a areia da praia, garantindo mais segurança nas atividades noturnas.

A prefeitura de Anchieta também saiu à frente colocando a cidade como a primeira do Espírito Santo a utilizar lâmpadas de LED na iluminação de vias públicas. A Avenida Atílio Rauta foi à primeira via a receber 100% da iluminação em Led e até fevereiro serão 300 pontos de luz em várias vias da cidade e praias.

Anchieta é a primeira cidade do Estado e a segunda cidade do País a implantar postes com iluminação solar (fotovoltaicos). Serão 250 postes instalados em locais estratégicos como pontos de ônibus, praças, escolas e Unidades de Saúde. O sistema de iluminação solar permite que a cidade continue iluminada em casos de apagão ou quedas de energia, garantindo mais segurança para a população.

As lâmpadas de led possuem maior luminosidade, garantindo mais segurança para a população. Além disso, possuem maior durabilidade, são mais ecológicas, não prejudicam o meio ambiente, diminuem a manutenção e tem maior durabilidade. E garantem uma economia de até 70% no gasto de energia elétrica. A intenção da prefeitura é ampliar a cobertura de Led em demais pontos da cidade, visando o custo benefício.

Segundo o prefeito Marcus Vinícius Doelinger Assad, as medidas tem o objetivo de oferecer mais segurança e economia.
“Além de pensar na economia da nossa cidade e até do planeta, estamos pensando na segurança do cidadão e dos visitantes”, disse o prefeito.

O cabeleireiro Erivelton William Rosa, 47 anos, que trabalha na Avenida Rauta já percebeu a melhoria na iluminação. “As lâmpadas de LED clareiam bem mais a avenida e a iluminação fica uniforme. Além disso, dizem que elas são mais econômicas e não queimam”, disse Erivelton.

Já o servidor público estadual, Reinaldo Ribeiro, 60 anos, que é de Cachoeiro de Itapemirim e passa as férias em Anchieta, contou que a nova iluminação está oferecendo mais segurança.

“Com a nova iluminação ficou mais claro e bem melhor, pois quando está escuro as pessoas ficam mais vulneráveis”, disse Reinaldo.

Saiba mais
O painel solar tem vida útil de 25 anos. A luminária de led tem durabilidade de 12 anos, o equivalente a 50mil horas. O serviço de iluminação de led que será implantado em Anchieta terá garantia de três anos.

Os postes fotovoltaicos captam a luz do sol durante o dia e à noite funciona com a luminosidade que foi armazenada.

Os postes com iluminação solar que serão instalados em Anchieta são de tecnologia canadense. Os modelos já funcionam em mais de cem países, porém no Brasil ainda é novidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*