Anchieta intensifica monitoramento para evitar invasões em terrenos

today13 de junho de 2014
remove_red_eye111

A Prefeitura Municipal de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e através da Brigada Ambiental, está desenvolvendo uma ação de monitoramento em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal

a fim de prevenir e coibir as invasões de terrenos particulares e degradação de áreas verdes do Município.

O monitoramento acontece em toda a extensão territorial de Anchieta e está sendo intensificado desde o dia 3 de junho (terça-feira) em regiões que apresentam maior incidência de invasões, como Guanabara e Planalto.

De acordo com a Brigada Ambiental, uma denúncia realizada no dia 31 de maio (sábado) avisava que 20 pessoas estariam invadindo uma área no bairro Guanabara. A equipe foi até o local e impediu pacificamente que o espaço fosse ocupado. Com o trabalho constante de monitoramento e ação preventiva, somente este ano, cerca de 20 tentativas de invasões foram impedidas no Município.

“As invasões acontecem tanto em áreas verdes de preservação como em terrenos particulares. Lembrando ainda que em muitos casos estes terrenos particulares abrigam árvores nativas, que também não podem ser extraídas, daí nossa preocupação em coibir essa prática”, disse o responsável pela Brigada Ambiental de Anchieta, Sandro Florentino Pereira.

O oficial explica, ainda, que as investidas acontecem com mais frequência nos finais de semana, quando o monitoramento é menos intenso. Para resolver esse problema, a Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta está reformulando o monitoramento para que o trabalho seja reforçado nesses dias.

Como age a Brigada Ambiental
No momento da abordagem, a equipe consulta as coordenadas do local pelo GPS e é pedida a documentação do terreno. Uma das preocupações, da fiscalização, é saber se a área é de preservação. Em caso positivo, mesmo se tratando de terreno particular, o proprietário é orientado a pedir autorização ao Governo Municipal para realizar qualquer ação no local, seja desmate ou limpeza.

“As invasões provocam crescimento desordenado, degradam o meio ambiente, incitam o vandalismo, atraem indivíduos de outros municípios que utilizam essas áreas como esconderijo e acabam por se estabelecerem, dando início às áreas de risco social” informa Sandro.

Áreas estão sendo identificadas
A Brigada Ambiental informa que a demarcação e sinalização de áreas de preservação estão sendo providenciadas. Denúncias de invasões em qualquer terreno ou área, localizado em Anchieta, podem ser realizadas pelos telefones: (28) 3536-1867 e 3536-3750.

Fonte Ascom Anchieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*