Anchieta recebe Mochilaço Espírito Santo

today28 de janeiro de 2015
remove_red_eye185

Atividade faz parte do projeto Missão de Férias dos Jesuítas

 

Do dia 29 de janeiro a 01 de fevereiro o município de Anchieta recebe o Mochilaço, um evento realizado pelo polo dos Jesuítas no Estado do Espírito Santo. A atividade faz parte do projeto Missão de Férias da Companhia de Jesus. Os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre os Exercícios Espirituais e sobre a vida de Santo Inácio de Loyola.

O evento unirá fé, cultura e turismo, seguindo a trilha “Os Passos dos Imigrantes”, evento que acontece anualmente durante a Festa da Imigração Italiana de Alto Pongal, com a finalidade de resgatar a história e reviver o caminho percorrido pelos imigrantes, ao todo o percurso possui 40 km.

Jovens do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo terão a oportunidade de fazer um caminho de história, cultura e belezas naturais.

O evento inicia quinta-feira (29/1) na comunidade de Alto Pongal com atividades noturnas e de acolhida, e na manha da sexta-feira (30/1) segue pelas comunidades de Alto Joeba e Dois Irmãos, descendo a pequenas montanhas de Anchieta a juventude segue até a Simpatia, lá a comunidade acolherá a juventude que realizará várias atividades.

No sábado (31/1), logo cedo, os jovens seguem pela comunidade de Emboacica em direção à comunidade de São Mateus, um lugar onde guarda as mais marcantes manifestações culturais da tradicional dança do congo e jongo. Os participantes da missão terão a oportunidade de conhecer a cultura local, permanecendo durante todo o dia, compartilhando experiências.

Domingo (1/2) pela manhã a juventude seguirá pelas comunidades de Itapeuna e Arera, chegando à tarde ao Santuário de Anchieta. Uma missa será celebrada para encerrar a missão.

“Os jovens que vierem de várias partes do Brasil participarão de uma experiência espiritual, por meio de serviços comunitários, orações, peregrinação, dinâmicas e formação. “As atividades ajudarão os jovens a entenderem e descobrirem que a vida é linda quando vivida na unidade e na harmonia””, afirmou o Pe. Felipe Soriano, jesuíta responsável pela juventude e vocações no polo Espírito Santo.

Segundo padre Felipe, “a atividade fortalece o trabalho pela juventude e pelos Exercícios Espirituais na vida dos jovens. “Trabalhar em rede através do Secretariado de Juventude e vocações da BRA será importantíssimo, ajuda a revelar e conhecer melhor o rosto diverso de nossa juventude””, ressaltou.

O que é o Mochilaço Jovem?
É uma peregrinação com dinâmica espiritual inaciana que deu início no México e serviu de inspiração para nós, brasileiros, e vem ganhando forças a partir do momento que vivenciamos Cristo na caminhada.

Esta experiência já foi realizada em alguns lugares do Brasil e tiveram como público alvo, jovens universitários. O Espírito Santo vai realizar o segundo Mochilaço Jovem, onde os jovens que queiram vivenciar dessa mesma proposta de convivência, espiritualidade, de caminho rumo a realização da vontade de Deus. Portanto, é uma caminhada física, espiritual e formativa, na qual o jovem olhará para a sua vida exterior e interior e buscará encontrar Deus em todas as coisas.

Consiste numa pequena peregrinação, onde os jovens, já com suas mochilas, partilharão a vida comunitária, oração, celebração, desprendimento e a confiança em Deus. É um exercício de desapego às coisas que impedem aos jovens viverem com dignidade, estes serão confrontados pelos desafios, proporcionando reconhecer suas capacidades para superá-las e tomar a melhor decisão em sua vida, através da força que a peregrinação orante proporcionará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*