Aposentado, mas ativo na luta pela preservação ambiental

today28 de janeiro de 2015
remove_red_eye661

O agricultor aposentado Ricardo Sardi, 78, é um grande defensor do meio ambiente. Há alguns anos ele está reflorestando parte do seu terreno que fica na localidade de Quinto Território, em Alfredo Chaves.

Dos 100 ha de sua propriedade, 70%, segundo ele, são formados por floresta nativa com diversas madeiras nobres como jacarandá, jequetibá, canela e ipê-roxo. A outra parte é que o agricultor vem reflorestando com mudas conseguidas com o Incaper e outras instituições. “Estou fazendo a minha parte para a preservação do meio ambiente”, disse.

A propriedade tem mais de 40 nascentes e abriga cinco belas cachoeiras. Além de árvores nativas, a ‘floresta particular’ de Sardi abriga inúmeras espécies de aves e mamíferos.

“Preservo para deixar um bem natural para meus filhos e netos”, ressalto o aposentado, que faz questão de divulgar as belezas escondidas em seu terreno e defender o seu legado.

A área, que fica a 14 km da sede do município, já foi destaque em diversos jornais e revistas devido o grande trabalho de preservação feito pelo agricultor. Pai de seis filhos, Sardi criou e educou sua prole com o cultivo de bananas realizado no próprio terreno. “Hoje meus filhos seguiram outros caminhos e podemos preservar a terra, manter as nascentes e deixar essa fartura natural para meus netos”, conta.

Devido a fama de área em preservação e da riqueza de cachoeiras, a propriedade está aberta para visitação. Interessados devem agendar com o próprio agricultor pelo telefone (27) 3269-1024 / 9 9532-5520.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*