BR-101 com mais quatro pontos de apoio para o usuário

today11 de fevereiro de 2015
remove_red_eye814

Quem vai pegar a BR-101/ES/BA nos dias 13, 14, 17, 18 e 22 de fevereiro vai contar com mais quatro bases de apoio da Eco101, empresa que administra a rodovia de Mucuri, na Bahia, até Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro. Em cada base de atendimento, uma ambulância e um guincho à disposição do usuário. 

Além de reforço nos recursos de atendimento, a concessionária também vai realizar operação especial em três pontos na rodovia para proporcionar mais segurança e fluidez do tráfego.

Os pontos de apoio provisório serão instalados no Km 69, em São Mateus, Km 230, Km 253, em Serra, Km 306, em Viana, e no Km 360, em Anchieta. “A concessionária busca a excelência no atendimento ao usuário e com o aumento do fluxo de veículos durante o feriado, por isso, a necessidade de reforço dos recursos disponíveis”, disse o gerente de operações da Eco101, Valter Henrique Fernandes.

Durante todo o ano a concessionária disponibiliza doze bases de serviço de atendimento ao usuário (SAU), 12 guinchos leves e 12 ambulâncias (oito normais e quatro UTI’s), distribuídos a cada 40 quilômetros.

As bases estão equipadas com água, café, banheiro, telefone e fraldário. “É importante programar a viagem antes de pegar a estrada. A estrutura está disponível 24h por dia, todos os dias, para o usuário fazer uma pausa para o descanso ou atendimento médico e socorro mecânico”, ressaltou o gerente de operações da concessionária.

Em todo o trecho sob concessão da Eco101, 238 colaboradores e 75 recursos operacionais (viatura de inspeção, ambulância, guincho, veículo para remoção de animal e carro pipa) que irão atuar na BR durante a Operação de Carnaval.

Para evitar grandes congestionamentos a orientação da concessionária é que o usuário programe a sua viagem (ida e volta) e trafegue em horários alternativos. Os horários estimados com o maio volume de tráfego é para durante os dias 13, 14, 17, 18 e 22 de fevereiro.

“A segurança em primeiro lugar. Uma viagem programada minimiza os riscos de ultrapassagem perigosa e outros riscos como o cansaço do condutor”, disse o gerente de operações da Eco101, Valter Henrique Fernandes.

Ao longo de toda a rodovia, o condutor terá informações sobre as condições da BR, como interdições de pista, acidentes, lentidão e congestionamento, através de 14 painéis de mensagens variáveis (dez fixos e quatro móveis), que serão atualizadas por acesso remoto, em tempo real, pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

Nas sete praças de pedágio haverá operação especial para dar mais agilidade ao serviço. Durante a operação de feriado a concessionária irá disponibilizar o atendimento. “A concessionária está preparada para atender ao usuário em períodos com maior movimento na rodovia”, afirmou o gerente de operações.

O condutor que precisar trafegar pelo perímetro de Fundão encontrará o semáforo em “amarelo piscante” na sexta-feira (13) e sábado (14), de 08h até às 22h. Na volta para casa, nos dias 17 e 18, o semáforo também ficará inativo das 08h às 22h.

Nestes dias, quatro colaboradores estarão no local para proporcionar mais fluidez ao trânsito. “Nós também iremos monitorar o fluxo de veículos no dia 22, domingo, para garantir a fluidez do tráfego aos foliões que esticarem o feriado”, acrescentou Valter.

Na região sul do Espírito Santo, a operação será intensificada no perímetro de Iconha. Serão disponibilizados uma viatura de inspeção extra, para sinalizar o local, e um guincho extra, para dar mais eficiência ao atendimento. Os recursos estarão disponíveis nos dias 13, 14, 17, 18 e 22 de fevereiro.

É importante realizar a revisão do veículo antes de pegar a estrada. Alguns itens como óleo, calibragem dos pneus, freios, água no carburador e a acomodação da bagagem no veículo proporcionam uma viagem segura para todos os passageiros.

Canais de comunicação com o usuário
Para solicitar socorro na rodovia, alertar sobre qualquer ocorrência na pista ou informações sobre o tráfego, os usuários podem utilizar o telefone 0800 7701 101.

O atendimento funciona 24h por dia a partir do Centro de Controle de Operacional (CCO), área responsável por monitorar a rodovia e gerenciar os recursos. Além de consultar o 0800, antes de pegar a estrada, o motorista também pode acessar o site www.eco101.com.br para informações sobre o trânsito e sobre a empresa.

Com mais de seis mil seguidores, a concessionária também disponibiliza para os usuários da BR-101 uma conta no Twitter com informações sobre o tráfego nos 475,9 quilômetros do trecho de concessão. Os interessados podem seguir o perfil da empresa na rede social (@_eco101).

Pelo 0800, é possível também acionar a ouvidoria da concessionária, canal que recebe os elogios, críticas, sugestões e solicitações dos usuários. O contato com o setor pode ser feito ainda pelo e-mail [email protected]01.com.br ou pelo “Fale conosco” do site da Eco101.

Além disso, o Grupo EcoRodovias oferece aos usuários que trafegam na BR-101, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, um aplicativo com todas as informações da rodovia na palma da mão.

Basta acessar a loja de aplicativos (Apple Store ou Play Store) e baixar gratuitamente o aplicativo EcoRodovias disponível nas plataformas iOS e Android.

Operação Carnaval 2014 – Durante o feriado de Carnaval de 2014, a Eco101 junto com a Polícia Rodoviária Federal já conseguiu bons resultados. Entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março, o reforço operacional resultou queda de 29% dos acidentes e de 50% de vítimas fatais, se comparado ao mesmo período de 2013.

Em 2014, a Eco101 registrou 117 acidentes, cujas principais ocorrências foram colisão traseira, com 30 atendimentos; colisão lateral, com 13 ocorrências; e colisão frontal, com apenas três eventos.

Por Ascom Eco 101

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*