Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza será realizada em Itapemirim

today23 de abril de 2015
remove_red_eye229

Entre os dias 27 de abril e 22 de maio será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, em Itapemirim. O dia D está marcado para 09 de maio (sábado) e as unidades de saúde das localidades de Campo Acima, Garrafão, Itaipava, Itaoca, Retiro, Brejo Grande do Sul, Luanda e Unidade de Saúde “Maria da Penha”, na sede, estarão funcionando neste dia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação, que são os trabalhadores de saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A vacina, que também será oferecida normalmente durante a semana nas unidades de saúde, é a forma mais eficiente de prevenção. “Os medicamentos usados na gripe, como analgésicos e antitérmicos, apenas amenizam os sintomas. Nenhum medicamento é eficaz para tratar o vírus até o momento. Os antibióticos, por exemplo, só tratam as complicações da gripe que são causadas por infecções bacterianas”, explica o secretário municipal de Saúde, Tarcísio Peçanha.

Fique atento: De 10% a 20% da população mundial é infectada pelo vírus influenza todos os anos, resultando em mais de 3 milhões de casos graves e em 500 mil mortes.

Por Bruna Hemerly
Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*