Casa da Nona Móvel e Carretela serão principais atrações na Festitália 2014

today13 de junho de 2014
remove_red_eye247

A partir desta sexta (13) até domingo (15), o município de Alfredo Chaves sedia a sexta edição da Festitália, uma homenagem aos italianos que colonizaram a região a partir de 1877. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia o evento.


Os organizadores prometem ampliar as atrações deste ano. A principal novidade é a Casa da Nona Móvel, construída especialmente para a festa. A casa será utilizada no destile e depois ficará exposta durante todo evento, no Parque de Exposições da cidade. A obra é feita de barro e madeira, como as antigas casas de estuque fabricadas pelos colonizadores.

A tradicional Carretela Italiana abre a Festitália, com um mega desfile na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. O desfile começa às 19h30, com o apoio da Banda Marcial de Guarapari, carros antigos, um veículo presidencial, alunos do município tipicamente vestidos e a Casa da Nona Móvel. Muito vinho e polenta serão servidos durante o percurso da carretela, encerrando à noite com várias atrações musicais.

A expectativa dos organizadores é que a carretela conte com a participação de cerca de 500 pessoas. O evento terá também o tradicional Polenta Móvel, apresentação da vinhocicleta, polentopéia – bicicleta que a cada edição da Festitália ganha espaço para mais um integrante -, galinheiro móvel e um caminhão adaptado que apresentará os principais utensílios e ferramentas utilizados pelos imigrantes, como a moenda de cana e o grupião, utilizado antigamente para serrar madeira.

A secretária de Estado do Turismo, Diomedes Maria Caliman Berger, ressalta a importância do evento para o desenvolvimento do turismo cultural na região. “Os italianos são responsáveis por uma cultura marcante em Alfredo Chaves. Mais de 70% dos moradores têm ascendência italiana e essa cultura ainda é conservada no município. O evento é um convite para os turistas conhecerem de perto um momento especial, onde todas as famílias poderão se divertir, apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.

Programação
Sexta (13) – Centro da cidade
19h30min- Carretela Italiana na avenida Getúlio Vargas – Centro
21h- Show italiano com a banda Gioco Di Mora
23h- Show com Os Avulsos

Sábado (14) – Parque de Exposições – R$ 25,00 antecipado
20h- Abertura e jogo de mora
21h- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
21h30min- Paschol Cominoti e Banda
23h- Super show com Gang Lex
01h- Show Musical Prateado

Domingo (15) – Parque de Exposições
10h- Missa campal com Benção da Polenta
11h- Almoço Típico
14h- Grupo de dança Granelli del Monti
14h30min- Grupo Folclórico Piccolo Pavone
15h30min- Tradição Sertaneja
18h- Fábio e Milena
20h- Banda Nova Geração

Fonte Ascom Alfredo Chaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*