Começa construção de passarela na BR 101

today23 de abril de 2015
remove_red_eye379

Começaram as obras da passarela na BR 101, altura do bairro Soteco e Posto 13 de Maio. “Essa passarela é de suma importância para a segurança dos pedestres na travessia e pedimos a Eco que adiantasse a construção por conta do índice de atropelamentos do local, que é alto. Precisamos proporcionar segurança aos vianenses”, afirmou o prefeito Gilson Daniel.

A construção de passarelas atenderá diferentes pontos da BR e Viana será contemplada. De acordo com a Eco101, a rodovia vai ganhar cinco novos pontos de travessia segura. Em Linhares, três passarelas serão instaladas, uma no Km 147 + 300 (Nossa Senhora da Conceição, Novo Horizonte), outra no Km 148 + 200 e no Km 149 + 900. No município da Serra a previsão é de que o dispositivo seja implantado no Km 270 + 800 (Carapina) e em Viana a travessia ficará no Km 299 + 200 (Nova Bethânia). O investimento, proveniente da arrecadação do pedágio, será de aproximadamente R$ 7 milhões.

Os locais para a instalação das passarelas foram definidos após a realização de um estudo que detalhou o fluxo de travessia de pedestres e de veículos na região. “As passarelas estarão em locais estratégicos para proporcionar mais segurança aos usuários. Com a implantação das passarelas, o risco de acidentes no local deve reduzir consideravelmente”, reforçou o gerente de engenharia da Eco101, Luis Salvador.

Para a construção de cada dispositivo cerca de 300 m³ de concreto e mais de 70 toneladas de aço serão utilizados. Todas as cinco passarelas que serão implantadas pela concessionária serão iluminadas com lâmpadas de LED, que reduz o consumo de energia elétrica.

Seguindo os padrões de acessibilidade, todas as passarelas implantadas pela Eco101 garantem a segurança de todos no direito de ir e vir, pois cada dispositivo conta com corrimão duplo permitindo segurança para pedestres e cadeirantes, além de sinalização tátil, para pessoas com deficiência visual.

Para garantir a segurança do pedestre que utiliza as passarelas da BR-101, todos dispositivos irão possuir o ‘trava moto’. São duas estacas estrategicamente posicionadas no acesso das passarelas, que reduzem a angulação da curva, impedindo a manobra realizada pela motociclista. “O tráfego de veículos motorizados em passarelas traz risco para os pedestres. O ‘trava moto’ não impede que cadeirantes façam uso da travessia”, esclareceu Luis Salvador.

No primeiro ano de concessão, entre o período de 10 de maio de 2013 e 10 de maio de 2014, a Eco101 já implantou três passarelas, uma em Conceição da Barra (Km 32), outra em São Mateus (Km 64) e em Serra (Km 273), e 4,5 quilômetros de vias locais.

Por Ascom Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*