Companhia Especializada de Polícia Escolar celebra o primeiro ano de criação

today27 de junho de 2019
remove_red_eye578

Para celebrar o primeiro ano de criação, a Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe), promoveu uma solenidade nesta quinta-feira (27), reunindo diversas autoridades civis e militares na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Leão Nunes, unidade da Escola Viva situada em Cariacica.

Participaram da solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Antônio Roberto Cesário de Sá, o comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), coronel Daltro Antônio Ferrari Júnior, além de comandantes de Unidades e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de alunos que tiveram experiências transformadoras através da interação da Polícia Militar, por meio da Patrulha Escolar, e a comunidade estudantil. O coral Viva Vozes, projeto desenvolvido dentro da unidade escolar, fez uma apresentação especial para os presentes.

O comandante da Cepe, capitão Eliandro Glaudino de Jesus, ressalta o grande passo alcançado com a participação da Polícia Militar no ambiente escolar desde a criação da Companhia: “A educação está diretamente ligada à segurança pública e um bom trabalho desempenhado dentro da escola permite que novas possibilidades de vida sejam abertas para esses estudantes”.

Histórico
Criada a partir do Decreto Nº 4.266-R de 21/06/2018, a Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe) é a Unidade Operacional responsável pela execução do policiamento ostensivo escolar e difusão de sua doutrina em todo Estado.

O trabalho de policiais militares dentro das escolas começou em 1999 com a criação do Sistema Integrado de Segurança Escolar, uma parceria que envolvia Sedu, a Sesp, a Polícia Militar, o Poder Judiciário, o Ministério Público, dentre outros.

Ao longo dos anos, as ações desenvolvidas foram aperfeiçoadas com o estreitamento do relacionamento entre policias militares e profissionais de educação. E no ano de 2010, o grupo de policiais que exercia essa atividade recebeu o nome de Patrulha Escolar, fortalecendo as visitas periódicas às escolas, acompanhamento de ocorrências no ambiente escolar, reuniões com pais e comunidade e participação em atividades culturais.

Em 2017 foi assinado um Termo de Cooperação entre a Sedu e a PM, ampliando o trabalho realizado. Hoje denominada Cepe, a Companhia Especializada está subordinada ao Comando de Polícia Especializado (CPOE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*