Defesa Civil Nacional anuncia que abastecimento de água em Valadares (MG) está normalizado

today16 de novembro de 2015
remove_red_eye118

Brasília-DF, 16/11/2015 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) anunciou o restabelecimento do abastecimento de água, por distribuição convencional, no município de Governador Valadares (MG).

Desde domingo (15/11) à tarde, o tratamento e a distribuição de água para a população começou a ser normalizado. O munícipio foi um dos afetados pelo rompimento da barragem de minério em Mariana (MG).

A medida foi adotada com base na redução do grau de turbidez e na análise realizada no laboratório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG).

O laudo da empresa registra que não há contaminação química, por materiais pesados ou qualquer substância que impeça a utilização da água do Rio Doce para o consumo humano. Segundo o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, a medida se estende às demais cidades que fazem captação de água no mesmo rio.

“Os resultados das análises, tanto de água bruta como de água tratada, atestam uma grande redução no nível de turbidez da água e a não contaminação por materiais tóxicos, confirmando a potabilidade do Rio Doce. Isso nos permite anteceder que o restabelecimento dos serviços de água e esgoto nas demais cidades poderá acontecer ainda no dia de hoje”, disse o secretário.

O laudo que comprova a qualidade da água do Rio Doce foi referendado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O monitoramento da qualidade da água continua sendo realizado a cada 12h, pela Copasa, para dar total segurança à população.

Apoio federal
O município de Governador Valadares teve o reconhecimento federal publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 11/11, por situação de emergência. No dia 12/11, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve com a presidenta da República, Dilma Rousseff, na região para avaliar as necessidades da população.

O secretário Adriano Pereira, que também compôs a comitiva presidencial, permaneceu no município até o último sábado (14/11), onde articulou diversas ações para atendimento das regiões afetadas. Equipes da Sedec permanecem no local para acompanhar os trabalhos.

O governo federal tem prestado apoio às autoridades locais e à população desde os primeiros momentos após a tragédia. Nesta segunda-feira (16), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobrevoou a região de Colatina (ES) para acompanhar os trabalhos e avaliar a situação do Rio Doce, no Espírito Santo.

Foto blogdopaulofoletto.wordpress.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*