Deputado Federal Paulo Foletto lança Capixaba é D+ para pocar no Espírito Santo

today16 de maio de 2022
remove_red_eye241

Movimento foi lançado no final de semana e contou com a presença do Governador Renato Casagrande, expositores e apresentação cultural

Na manhã do último sábado (14), cerca de 300 pessoas estiveram no Clube Itajuby, em Colatina, para o lançamento do maior movimento de valorização da identidade capixaba. Liderado pelo Deputado Federal Paulo Foletto, o CAPIXABA É D+ promete movimentar o Espírito Santo de Norte a Sul.

O evento contou com a presença do Governador do Estado Renato Casagrande, lideranças e autoridades federais e regionais, além de apoiadores de Colatina e outras cidades da região. Contou também com a participação especial de Seu Jaime Luiz Foletto (92) e Dona Iolanda Grassi Foletto (87), pais do deputado.

Seu Jaime Luiz Foletto e Dona Iolanda Grassi Foletto, pais do deputado.

A programação começou com um café da manhã de boas-vindas repleto de quitutes caseiros de agricultoras familiares dos municípios de Colatina, Itarana e São Roque do Canãa. Muito bem servido, o público pôde também conhecer essas mulheres na seção de expositores, que reuniu produtos artesanais como pães, bolos, biscoitos e bebidas.

As agricultoras Joyce Zanetti, da Associação Mulheres do Canãa, de São Roque do Canãa, e Edvania Fiorotti Caldeiras, da Associação para o Desenvolvimento do Turismo de Itarana (ADETURI), se sentiram abraçadas pelo CAPXABA É D+ com o reconhecimento da agricultura familiar e dos produtos locais.

“Quando você faz parte do começo, da criação de um movimento, quando também pode junto transformar, isso valoriza muito mais as pessoas. E eu vejo que este movimento está querendo mostrar isso, o valor da pessoa. Temos que levar esse pensamento positivo, de que nós capixabas, somos demais, podemos mais. Nós vamos pocar!”, disse Edvania Fiorotti Caldeiras (ADETURI).

Também na seção de expositoras, o público conheceu o artesanato em madeira da artesã Heloisa Borges de Maia, de Colatina, que enxergou o evento como espaço para expor seu trabalho e também assistir à programação. “Gostei muito desse evento pela diversidade de atrações e de pessoas. Políticos, agricultores, artesãos e artistas. Aqui tive a oportunidade de divulgar minhas peças e minhas redes sociais, e conhecer tanta gente de diferentes lugares do estado”, disse.

HOMENAGEM AO RIO DOCE
A dupla de artistas, Cacá e Renan, abriram o evento com a apresentação cultural “Histórias Encantadas da Beira do Rio”, uma contação de história musicada em homenagem ao Rio Doce e às pessoas que vivem em seu entorno. Professora de Colatina, Cláudia Tardin, conhecida como Cacá, idealizou este projeto junto a Renan, de Marilândia, para convidar o público a conhecer, valorizar e se conectar com sua história e memória.

Encantado com a apresentação do grupo, o deputado federal Paulo Foletto subiu ao palco para também contar um resumo de sua história, que começou em Colatina. Passando pela infância, pela descoberta da paixão por medicina ainda menino e pelas raízes sólidas plantadas pela família. O deputado mostrou sua trajetória até se tornar o político que é hoje, com 30 anos de caminhada, que agora se torna um movimento.

“Às vezes a gente duvida que coisas boas podem acontecer com a gente. Mas eu já nasci em estado de alerta. Eu sou o filho mais velho e mamãe me teve em casa, com parteira. E na hora do parto eu nasci com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Foi aquele desespero, chamaram um médico ali rapidinho e eu consegui ser salvo. Eu vim ao mundo, quase que volto, mas fico. Alguma coisa eu tinha pra fazer aqui na Terra”, contou Foletto, determinado.

VAI POCAR
Depois de dias segurando a ansiedade, o público conheceu ao vivo o movimento que vai pocar no Espírito Santo. Lançado pelo deputado Foletto, o CAPIXABA É D+ vem para valorizar as histórias e identidade dos capixabas, para dar valor ao que somos e temos em nossa terra.

“É o cidadão capixaba que esteve aqui conosco. É o exemplo de cada família, cada rua, cada bairro. Estou muito feliz por poder contribuir na construção do capixabismo. O capixaba tem capacidade de empreendedorismo, de criatividade e constrói, cada dia mais, um estado bom de viver. Muito obrigado, o capixaba é demais!”, enfatizou Foletto, após o encerramento do evento.

O governador Renato Casagrande foi o primeiro a descobrir o mistério da caixa. E logo depois revelou ao público qual é a maior riqueza capixaba. “O CAPIXABA É D+ vai revelar tudo aquilo de bom que o estado já tem, divulgar o que o estado já tem. Mas mais ainda, vai destacar a responsabilidade de cada um de nós em fazer esse estado cada vez mais uma grande referência neste Brasil”, afirmou Casagrande.

Governador Renato Casagrande e o deputado federal Paulo Foletto.

E o movimento só começou. De agora em adiante, o CAPIXABA É D+ vai percorrer todos os cantos do Espírito Santo e mostrar tudo e todos que pocam no estado. Para ficar por dentro de todas as histórias e novidades, é só acompanhar as redes sociais do deputado.

Presentes até o final do evento, o patriarca e matriarca da família Foletto brilharam orgulho em seus olhares. O sentimento é de alegria e satisfação em poder acompanhar esta caminhada do primogênito. O desejo do Seu Jaime é simples e nobre: “Paulo, que você continue exercendo o seu trabalho com toda a sinceridade que você sempre teve”, e Dona Iolanda completou: “Parabéns pela sua caminhada. Vai com Deus, meu filho”.

CAPIXABA É D+
O movimento que vai pocar no ES

Saiba mais em:
Instagram @paulofoletto
Facebook /PauloFoletto
Converse com o Foletto

fotos Cláudio Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*