DIA DO GUIA DE TURISMO será comemorado em Vitória na próxima segunda-feira (10)

today6 de maio de 2021
remove_red_eye642

Na segunda-feira, dia 10 de maio, é comemorado o dia do Guia de Turismo mas, infelizmente com a pandemia do novo Coronavírus, não se tem muito o que comemorar, pois esses profissionais estão há mais de um ano sem poder trabalhar.

Pelo fato da classe ter sido uma das mais impactadas financeiramente com a pandemia e os guias de turismo credenciados no Cadastur estar passando por muitas dificuldades, já que o trabalho rotineiro simplesmente deixou de existir do dia para a noite e não há perspectiva de retomada a curto prazo, a categoria fará uma manifestação em forma de carreata, na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, em Vitória.

A ação tem por objetivo cobrar um auxílio governamental enquanto durar a pandemia, linha de crédito que atenda a categoria, regulamentação e fiscalização das atividades turísticas e campanhas de valorização do profissional do turismo, e mostrar para a sociedade o gravíssimo problema que eles estão passando.

O que é um Guia de Turismo?
O guia de turismo é o profissional responsável por acompanhar e orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões, viagens internacionais ou qualquer outro tipo de viagem.

São profissionais que têm uma grande importância na recepção de uma cidade. Tem conhecimento profundo dos atrativos turísticos, do patrimônio histórico e cultural, além da infraestrutura e do povo do lugar, seja município, uma vila, um distrito, ou uma singela comarca.

Essa categoria também é responsável em ajudar na montagem do roteiro e organizar as atividades que serão feitas durante o dia, garantindo que o turista conheça os melhores pontos turísticos que a cidade oferece.

Geralmente são muito bem formados e informados, bem humorados, conhecem de primeiros socorros, geografia, legislação, e no decorrer dos trajetos vão de forma muita criativa contando as histórias e lendas do lugar e envolvendo todos os turistas do início ao fim da viagem.

Desde o início da pandemia vários setores se viram impactados. Entre todos, o turismo foi o que recebeu o maior impacto devido a sua dependência única e exclusiva da função migratória de pessoas, que se deslocam de seus domicílios para desfrutarem de momentos de lazer ou mesmo ações de trabalho fora de seus estados.

Ações públicas possibilitaram a alguns empresários do turismo a manutenção de seus negócios, por meio de benefícios fiscais, de leis de redução de salário e carga horária de seus empregados ou até mesmo linhas de créditos sem juros, prazos e carências. Os guias de turismo não.

Rotina do guia
• São mais de 500 guias de turismo cadastrados no Espírito Santo.
• São de 10 a 15 viagens ao mês para sobreviver.
• Há sazonalidade, mas mesmo em períodos de baixa temporada viagens pedagógicas, terceira idade, eventos diversos que ocorriam e deixaram de ocorrer.
• A grande maioria é autônoma. Não pode viver de renda básica.
• São profissionais bem formados de várias idades (muitos de 40 a 60 anos formados há muitos anos e há os mais jovens que vem descobrindo e se encantando com a área, se esmerando para fazer um bom trabalho). A maioria é também formador de opinião.

Dificuldades
• Pleito: número de viagens caiu demais. Necessidade de ajuda governamental enquanto durar este período.
• Obtenção de empréstimo, uma necessidade.
• Lei estadual que regulamente a atividade turística.
• Fiscalização da atividade.
• Campanha estadual de valorização do profissional Guia realizada pela Secretaria de Comunicação/Turismo.

Fonte: Olímpia Pimenta
Foto: Governo do ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*