Equipe Capixaba Master de Natação é campeã da Copa Brasil, em João Pessoa (PB)

today8 de junho de 2015
remove_red_eye355

A Equipe Capixaba Master de Natação conseguiu mais um título inédito para o Espírito Santo: Campeã da XXII Copa Brasil Masters de Natação, realizada neste final de semana, em João Pessoa (PB). O time do Espírito Santo disputou com outras 16 equipes inscritas que tinham  o número de até seis nadadores.

No total, foram 33 agremiações, com cerca de 380 atletas participantes. Com apenas cinco nadadores, a Equipe Capixaba Master totalizou 323 pontos, com 21 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e 11 de bronze.

O grupo foi formado pelos seguintes atletas: André Passamani  e Osmar Passamani (Purus Clube, de Castelo); Adailza Pimentel Bissa (Sest-Senat / Cariacica); e Ana Paula Mill e Andrezza Mill Borgo (Clube Libanês / Marechal Floriano).

O resultado individual dos atletas já havia sido excelente, com André conseguindo duas medalhas de ouro e Ana Paula e Andrezza  também vencendo uma prova cada uma. As pratas e bronzes de André, Andrezza, Adailza, Ana Paula e Osmar também foram muito importantes para a contagem final de pontos.

Mas o título de equipe campeã da Copa Brasil só veio mesmo após a última prova da competição: o Revezamento 4 x 50m Medley Misto. André abriu com o Costas, Andrezza nadou o Peito, Ana Paula seguiu com o Borboleta e Osmar fechou com o crawl. Batendo em 3º lugar e garantindo a medalha de bronze, a Capixaba Master conseguiu marcar 30 pontos, que foram suficientes para ultrapassar a Academia Bodytech Barra –RJ (307 pontos) e a forte equipe do Clube Pinheiros – SP (267 pontos).

Os capixabas ainda deixaram para trás outras tradicionais equipes como o Grêmio Náutico União (RS), Escola de Natação Golfinho, Masters Ceará, Mato Grosso do Sul Masters, Uberlândia Tênis Clube (MG), Associação Master de Sergipe e Maranhão Master, entre outras.

“Em abril do ano passado, já tínhamos conseguido um excelente resultado, no Pará, quando ganhamos o Troféu Eficiência do Campeonato Brasileiro. Agora, esse título de equipe campeã da Copa Brasil só mostra que a Natação Master está crescendo e tem muito mais para oferecer. Precisamos  que as pessoas olhem com mais carinho para os atletas da categoria Master. Conseguimos manter os treinamentos com muita dificuldade e não temos ajuda e nem patrocínio de ninguém. Todas as provas que participamos, fazemos com recursos próprios e com apoio da família. O retorno de mídia e propaganda que um atleta dá ao seu patrocinador é imediato. É importante que as pessoas se atentem para isso, principalmente agora, que estamos em pleno ciclo olímpico”, destacou Ana Paula Mill, que é chefe da delegação capixaba.

André Passamani – professor de natação em Castelo – ressalta a importância de participar de competições desse nível. “Os atletas Masters são exemplos a serem seguidos. Quando você está em um evento como esse, pode vivenciar a saúde, a qualidade de vida e toda a parte de socialização que existe entre os atletas. E tudo isso eu posso passar para os meus alunos. O esporte nos ensina a ganhar e a perder e a superar os nossos limites. Isso é importante para a vida, para o aprendizado e para o crescimento de cada um de nós.”

Para Osmar Passamani, que tem  61anos e é pai de André, terminar uma prova em uma competição nacional já é uma vitória. “Eu aprendi a nadar com quase 40 anos. Hoje, participar de campeonatos como esse já me coloca na posição de vencedor.”

A professora Andrezza Mill Borgo, irmã de Ana Paula, também destaca que recebe o incentivo dos alunos para continuar no esporte. “Eles me apoiam e incentivam bastante. Quando eu chego das competições trazendo medalhas, é sempre uma festa. Eles vibram muito com as nossas conquistas. O nosso técnico, Laurindo Dumbra, do Clube Libanês, nos incentiva há 32 anos”, finalizou a nadadora, várias vezes campeã brasileira.

Adailza Bissa, que desde 2012 é integrante da Equipe Capixaba Master, agradece ao seu clube pela confiança e pelo apoio. “Eu só tenho a agradecer ao Sest-Senat / Cariacica pelo apoio em todas as competições. Muito obrigada pela confiança e por todo o treinamento que tenho recebido”, disse a nadadora, bastante emocionada.

A XXII Copa Brasil Master de Natação aconteceu no Parque Aquático da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa (PB). A competição foi realizada pela Associação Brasileira Master de Natação (ABMN), a única entidade ligada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que detém a permissão para gerenciar as atividades de esportes aquáticos master no Brasil.

Fonte: Equipe Capixaba Master de Natação
Fotos: Vinícius Mill Borgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*