ES caminha para maior safra de café da história

today18 de setembro de 2014
remove_red_eye165

O Espírito Santo deverá fechar 2014 com mais um recorde de safra de café. Nesta terça-feira (16) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a terceira estimativa da safra 2014 no Brasil e os indicadores apontam que as lavouras capixabas irão produzir 12.849 milhões de sacas. A confirmação desse desempenho superará a safra 2012 – a maior da história, quando a produção capixaba de café atingiu 12.5 milhões de sacas.

“O Espírito Santo se consolida como o grande produtor nacional de café conilon, com três a cada quatro sacas produzidas pelo Brasil sendo colhidas pelos cafeicultores capixabas, que são referências nacionais e internacionais em utilização de tecnologias de ponta, como plantas clonais, fertirrigação, podas e nutrição, sendo que muitos já alcançam produtividades acima de 100 sacas beneficiadas por hectare, uma verdadeira revolução tecnológica para essa espécie de café”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Segundo a Conab, do total da produção do Espírito Santo, serão 9.950 (77,44%) milhões de sacas de café conilon e 2.899 (22,56%) milhões de sacas serão de café arábica. Comparando com a safra 2013, a produção de conilon será 21,18% superior, enquanto a do arábica será inferior em 16,82%.

“Para o arábica, que teve seu ano de safra baixa devido à característica dessa espécie de café das nossas Montanhas, deve-se registrar a busca contínua da evolução da qualidade pelos cafeicultores, mesmo num ano em que o clima não favoreceu à obtenção de grandes volumes de cafés especiais, que garantem uma boa remuneração para os produtores”, completa o secretário Enio Bergoli.

Ao todo, o Brasil deve produzir este ano 45,1 milhões de sacas. O resultado representa uma redução de 8,16% ou 4.010 sacas a menos que as 49,15 milhões produzidas na safra 2013. A confirmação será divulgada em dezembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*