Escola usa bonecos para combater o bullying em Viana

today18 de setembro de 2019
remove_red_eye2426

“Ninguém é igual a ninguém, todos iguais, todos diferentes”. É a partir deste conceito que as atividades antibullying e de promoção da igualdade são desenvolvidas com os alunos da rede municipal de ensino. O projeto que visa combater a discriminação é trabalhado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Guilherme de Almeida Filho, em Caxias do Sul, desde 2018.

A pedagoga responsável pela atividade Maria Madalena de Carvalho explica que por meio de 10 bonecos com diferentes raças, biotipo corporal e deficiências, as atividades de empatia e respeito são levadas para o dia a dia dos alunos. “Cada turma fica responsável por um desses bonecos e, de forma lúdica, ajudam esse novo colega a enfrentar suas dificuldades e limitações”, explica.

A atividade foi tão bem aceita pelos estudantes que atravessou as barreiras das salas de aula e ganhou o apoio dos pais dos estudantes. A pedagoga acrescenta que toda sexta-feira um aluno leva o personagem para casa em uma maleta contendo um livro e uma atividade para ser entregue na segunda-feira. “Os pais abraçaram a ideia e reforçam em casa tudo que é trabalhado com os filhos em sala de aula com o projeto”, disse.

Por meio do projeto a pedagoga diz que busca também inserir cada vez mais os pais nas atividades do dia a dia escolar. “Aproveitamos essa atividade para também estimular o momento em família. Orientamos as crianças e os pais que façam a leitura de um dos livros do projeto “Minha Biblioteca: Ler, Contar e Encantar…” juntos e desenvolvam a atividade de releitura da obra”, finaliza a pedagoga.

Por Giuliana Dias Gomes
Foto divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*