Gandini pede limite de 100 km/h no Contorno do Mestre Álvaro

today3 de março de 2026
remove_red_eye41

Deputado estadual solicita reavaliação da velocidade para dar mais fluidez ao trânsito na BR-101

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) pediu a reavaliação do limite de velocidade no Contorno do Mestre Álvaro, trecho da BR-101 que corta a Região Metropolitana da Grande Vitória.

Atualmente, a velocidade máxima permitida no local é de 80 km/h, mas o parlamentar defende que o limite seja ampliado para 100 km/h.

Presidente da Comissão de Fiscalização das BRs 101 e 262 na Assembleia Legislativa, Gandini afirmou que percorreu recentemente o trecho e avaliou que as condições da rodovia permitem uma revisão do limite.

Segundo ele, em vias duplicadas, bem sinalizadas e com boas condições de segurança, é comum que a velocidade permitida seja maior.

Diante disso, o deputado solicitou à concessionária Ecovias Capixaba que refaça os estudos técnicos e encaminhe à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um pedido de reavaliação da velocidade no trecho.

Gandini defende maior fluidez no trânsito em vias duplicadas, bem sinalizadas e com boas condições de segurança, como no Contorno do Mestre Álvaro, na Serra.

De acordo com Gandini, a medida pode contribuir para melhorar a fluidez do trânsito e evitar engarrafamentos, especialmente em horários de maior movimento. A proposta também é que a análise considere outros pontos já duplicados da BR-101 no Espírito Santo.

“Observando vias no Brasil e até fora do país, percebemos que, em rodovias duplicadas e totalmente sinalizadas, é possível trafegar com segurança a 100 km/h ou até 110 km/h. Por isso estamos pedindo essa reavaliação, para dar mais fluidez ao trânsito”, destacou o deputado.

créditos divulgação e Wilbert Suave

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*