Governo do Estado cede sistema de RH ao Tribunal de Justiça

today1 de julho de 2019
remove_red_eye65

O governador Renato Casagrande, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, e a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, assinaram, nesta segunda-feira (01), o Termo de Cooperação Técnica, que estende a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) ao Tribunal de Justiça.

O sistema é uma ferramenta consolidada na gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamentos do Poder Executivo do Estado, que integra os dois registros e facilita a obtenção de informações sobre o pessoal visando a tomada de decisões estratégicas.

O governador Casagrande destacou a integração com outros Poderes ao assinar o documento. “Eu e os chefes dos Poderes temos uma responsabilidade com o Espírito Santo, que é governar o Estado juntos. Cada um tem o seu papel, mas todos têm um objetivo em comum, que é ter um Estado equilibrado financeiramente e com resultados. Quando a gente assina um termo desses é bom, pois a gente amplia o ato de governar em conjunto”, afirmou.

Para a secretária Lenise Loureiro, é muito importante a união de esforços entre os Poderes, trazendo mais agilidade e economia na gestão pública, beneficiando diretamente o cidadão: “A assinatura deste Termo de Cooperação faz parte de nossa política de inovação que quer usar a tecnologia em favor da sociedade. O Siarhes possibilita a automação de processos de RH, gerido em uma plataforma e trazendo economia aos cofres públicos e celeridade nas tomadas de decisões”, pontuou.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, a adesão ao sistema vai contribuir para que o TJES atenda aos requisitos para a transferência eletrônica de dados, que vão alimentar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), do Governo Federal.

“É um momento histórico para nós. Sou muito grato ao governador e a secretária Lenise Loureiro por não medirem esforços em nos ajudar. Hoje, temos sistemas distintos para a gestão de Recursos Humanos, estando cada um deles em plataformas diferentes. Com a nossa adesão ao Siarhes, essa gestão será padronizada em apenas uma plataforma”, explicou o chefe do Judiciário capixaba.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCES), conselheiro Sérgio Aboudib; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon; os subsecretários da Seger Charles Dias de Almeida e Marcelo Calmon, além de diversas lideranças do Poder Executivo Estadual e do Tribunal de Justiça.

Siarhes
O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo é uma ferramenta de administração utilizada para gestão do pessoal ativo no âmbito do Poder Executivo – Administração Direta, Autarquias e Fundações – e para o pagamento de Benefícios Previdenciários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e conta com o auxílio do Prodest, responsável pela manutenção e melhorias do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*