Hora da merenda: cardápio variado agrada alunos da rede municipal de Piúma

today23 de abril de 2019
remove_red_eye318

Todos sabem que a  hora do recreio é  muito aguardada pelos estudantes, pois, além do momento para brincar fora da sala, é nesse instante que os alunos participam da merenda escolar que, para alguns, é a principal refeição do dia e, às vezes, a única. A Prefeitura, sabendo disso, vem acrescentando à alimentação dos estudantes da rede, produtos da agricultura familiar do município que fornece alimentos livres de agrotóxicos.

No âmbito escolar, a prefeitura tem o papel de fornecer refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas estão naquele espaço, além de promover ações capazes de introduzir novos alimentos. 

Os estudantes da rede municipal de ensino em Piúma estão contando com um cardápio variado, que leva no preparo da alimentação escolar,  produtos da agricultura familiar como, hortaliças, legumes, frutas e pão caseiro, deixando a  alimentação  além de  saborosa, mais saudável . 

De acordo com  a  Secretária de Educação , Fernanda Scherrer, as constantes melhorias e adequações no cardápio da merenda escolar  são feitas semanalmente: “a elaboração do cardápio é criada e repassada à todas as escolas. Uma variedade de ingredientes garante  refeições saudáveis, equilibradas, saborosas e com nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino”,  explicou a secretária.

Segundo a  nutricionista  da prefeitura, Vanessa Constancio,  a presença desse tipo de alimento na escola melhora a qualidade das preparações oferecidas aos alunos e incentiva o consumo de alimentos regionais: “A presença dos alimentos  provenientes da agricultura familiar,  melhora  a qualidade das preparações  ofertadas aos alunos , tendo  em vista que  possuem alta densidade de nutrientes, tais como,  fibras,  vitaminas, minerais e compostos  bioativos como antioxidantes”, explicou Vanessa. 

A   profissional acrescenta ainda que as(os) merendeiras(os) tem  um  importante papel na alimentação nutricional dos alunos. Segundo ela, a função desses profissionais vai além do preparo,  porque são eles que  manipulam os alimentos. Isso também, é  um ato educativo e influencia na  aceitação dos estudantes.

Por Cláudia Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*