Iniciativa pretende fortalecer arte local e desenvolver o turismo religioso em Anchieta

today21 de maio de 2019
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O Santuário Nacional de São José de Anchieta, localizado na cidade de Anchieta, ganhou um projeto de identificação simbólica dos seus ícones sacros e culturais, que são conhecidos desde o século XVI. O projeto Iconografia Santuário Nacional São José de Anchieta, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, tem como objetivo realizar ação de fortalecimento do turismo e da cultura local movimentando a população para reconhecer a importância, valorizar e divulgar seus ícones apropriando-se dele e difundido sua identidade com marca local.

De acordo com a pesquisadora, Ludmila Dutra, o projeto, conhecido como Marca Local, é um estudo que propõem identificação, descrição e proposta de utilização dos significados simbólicos que lembram o lugar. “Todos os lugares possuem uma história que traz seu legado de mudanças e de riquezas baseadas nas suas personalidades, pelos ciclos econômicos, recantos e fatos sociais que viveram”, explica.

Para chegar ao projeto final foi realizada uma pesquisa, que possibilitou identificar as imagens que identificam e singularizam o Santuário. “Com a realização de um mapeamento de elementos estéticos e culturais, por meio de diálogos e percepções sobre a imagem local e o que existe de representativo, conseguimos identificar os detalhes e conceituar os ícones”, detalha Dutra.

Para o secretário municipal de Turismo, também responsável pela Gerência de Cultural Edson Vando de Souza, o trabalho irá contribuir para o fortalecimento da identidade do turismo religioso local, como peça importante da noção de pertencimento. “O fazer parte é o sentimento que garante a preservação, respeito e amor ao patrimônio de São José de Anchieta. E é isso que queremos que nossos moradores sintam e ajudem a preservar esse nosso rico patrimônio”, almeja o secretário.

De acordo com informações da pesquisadora, o projeto consiste em um processo que envolve a identificação, classificação, descrição, vetorização e proposta de utilização dos significados simbólicos em forma de ícones. A pesquisa versou em construir uma imagem iconográfica da identidade do Santuário Nacional de São José de Anchieta.

A principal ação foi um mapeamento de elementos estéticos e culturais que identificam o patrimônio e de entrevistas as pessoas da comunidade que ofereçam suas percepções sobre esta imagem. “Identificamos seus ícones e a proposta de sua utilização em diversos elementos culturais e industriais. Essas informações foram trabalhadas na formatação da essência do ícone e depois apresentadas em modo virtual para todos os interessados neste tema”, explica a pesquisadora.

Para o secretário, a catalogação dos ícones do Santuário será uma referência também para a arquitetura e para a economia criativa do município, a fim de desenvolver seus trabalhos e ajudar na identificação visual da cidade. “Esse foi mais um passo de muitos que iremos tomar para fomentar nosso turismo religioso. Temos muitos outros atrativos, mas o Santuário é um dos mais importantes ícones arquitetônicos do Brasil. Com esse projeto, arquitetos, engenheiros, artesãos poderão se embasar nas cores e formas para ajudar no desenvolvimento da identidade visual de nossa cidade, além de criar novos caminhos para a exploração da arte e da cultura local e torná-las sempre lembradas”, disse.

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