Itapemirim | Fábrica vai fornecer 100% do gelo produzido para pesca
Mais de 600 embarcações e 4 mil pescadores serão beneficiados pelo projeto
Aviso aos navegantes. A Prefeitura de Itapemirim se prepara para o fornecimento de 100% do gelo produzido para as atividades pesqueiras. O benefício, além de gerar renda, vai impulsionar o setor no município. A fábrica de gelo deve entrar em funcionamento ainda este ano, após a manutenção e reforma nos equipamentos de refrigeração.
O edital para a contratação de empresa para executar o serviço especializado na área de refrigeração foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (14). A fábrica, localizada em Itaipava, terá capacidade para produção de 24 mil kg de gelo por dia.
Serão reformados todo o maquinário da fábrica, como compressores e câmaras frias, além de outros itens que compõem o sistema de refrigeração. A previsão é de que o empreendimento entre em funcionamento ainda no segundo semestre.
No último mês, o prefeito de Itapemirim Thiago Lopes, foi quem deu o sinal verde para as providências e procedimentos necessários a fim de colocar a fábrica de gelo em funcionamento.
“É uma excelente notícia para os pescadores que terão seus custos reduzidos significativamente. A medida também vai alavancar o setor pesqueiro”, avaliou o secretário municipal de Aquicultura e Pesca, Anderson Ferreira Peçanha.
A fábrica está situada nas proximidades do Terminal Pesqueiro em Itaipava. Mais de 600 embarcações e aproximadamente 4 mil pescadores estão cadastradas no município. Em 2019, o setor foi responsável pela produção de 2,3 mil toneladas de pescado no município, entre atum, dourado e outras espécies.
por Vandique Magalhães
Assessor de comunicação