Itapemirim inicia utilização de aplicativo visando o monitoramento da fauna

today31 de outubro de 2014
remove_red_eye141

O setor de licenciamento e controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou, nesta semana, a utilização experimental do aplicativo “Urubu Mobile” para o registro da fauna atropelada no território municipal. Somente nesta semana, a secretaria detectou cinco animais atropelados e utilizou o aplicativo para os devidos registros.

“Trabalhei com atropelamento de animais na faculdade e os dados são assustadores, sobretudo em Itapemirim, que possui 2UC’s (Unidades de Conservação) e um fragmento de Mata Atlântica Nativa no Ouvidor, todos cortados por rodovia. Assim, passei a ter conhecimento do aplicativo e passei a utilizá-lo. O que nos agrada é a simplicidade do aplicativo, bem como do material necessário para sua execução”, informa o Diretor de Controle Ambiental, Kaio Bizoni.

1

De acordo com o secretário da pasta, Tiago Leal, a utilização do aplicativo será observada nas primeiras semanas para, futuramente, expandir a utilização: “Se os resultados obtidos satisfazerem as expectativas, incentivaremos a popularização do aplicativo tanto na secretaria quanto na sociedade, através de informações a motoristas, principalmente.”

A utilização do aplicativo é simples: o condutor necessitará de um smartphone contendo câmera fotográfica e GPS. Ao encontrar o animal atropelado, o condutor realiza o registro fotográfico e envia através do aplicativo. De acordo com o posicionamento (proporcionado pela utilização do GPS), a equipe técnica responsável pelo aplicativo registrará o animal e a sua localização, alimentando assim o seu respectivo banco de dados.

“A expectativa é grande, pois, assim, poderemos traçar os locais de maior incidência e propor as devidas medidas, visando a preservação da nossa fauna”, finaliza Leal.

Por Daniela Viana/Ascom PMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*