Itapemirim investe nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto em Itaoca
Com capacidade de tratar o esgoto a uma vazão de 100 litros/s, a ETE vai beneficiar Itaipava,
Itaoca e regiões vizinhas
Itapemirim investe pesado em saneamento básico para garantir esgoto tratado e saúde preventiva para a população. No início deste mês, a Prefeitura retomou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Itaoca, que vai beneficiar as comunidades do Distrito de Itaipava e toda região circunvizinha.
A previsão de investimento nas obras é da ordem de mais de R$ 8 milhões. Com a utilização de um reator UASB de alta potência, a ETE terá capacidade operacional de tratamento de esgoto a uma vazão de 100 litros de efluentes líquidos por segundo. A estação vai atender todos os domicílios de Itaipava, Itaoca e localidades vizinhas.
O prefeito de Itapemirim, Thiago Lopes, destacou a importância da retomada das obras. “O investimento em saneamento básico é uma das nossas prioridades”, afirmou.
Após a conclusão da obra, com previsão de término em um ano, a ETE será interligada à rede coletora que já está com cerca de 80% de sua estrutura pronta, com onze elevatórias de esgoto, sendo 9 delas com a parte estrutural finalizada, restando apenas reparos nas instalações elétricas e bombas.
Em março, a Agência Estadual de Recursos Hídricos emitiu parecer favorável para o andamento das obras da ETE de Itaoca, além de conceder a outorga para o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Graúna, concluída recentemente pela Administração Municipal, com uma capacidade para bombear 18 metros cúbicos por hora.
por Vandique Magalhães
Assessor de comunicação/PMI