Itapemirim promove Encontro de Produtores de Leite neste sábado

today18 de novembro de 2014
remove_red_eye190

Será realizado, neste sábado (22), na Fazendo do Sr. Elimário Fióri, em Sapucaia, a partir das 8h, um encontro entre os produtores de leite de Itapemirim, que terão a oportunidade de trocar experiências com técnicos e palestrantes.

O objetivo é difundir a tecnologia da pecuária e discutir toda a cadeia de produção do leite. O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Luciano Henriques, alerta sobre a importância de todos os produtores participarem. “Teremos palestras sobre silagem de milho, doenças que afetam a reprodução bovina e melhoramento genético. Todos estes assuntos são de interesse dos produtores, por isso, contamos com a presença de todos”, afirma.

Entre os palestrantes, destaque para o Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira, que é mestre em nutrição animal e pastagem. Ele vai ministrar sobre Produtividade e Qualidade na Silagem do Milho.

Produção de leite dobrou no município
Desde o mês de abril deste ano, o município de Itapemirim fornece ração para vacas leiteiras a todos os pecuaristas cadastrados. O farelo, como é chamado, é entregue nas propriedades e tem sido um grande auxílio, principalmente neste período de estiagem.

A produção, que antes era de 491 mil litros de leite por mês, hoje chega a 880 mil litros por mês enviado para a Cooperativa de Laticínios Selita, além do leite destinado para a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves, que atinge 68 mil litros por mês e os queijeiros que produzem 143 mil litros de leite por mês.

A distribuição da ração bovina, que deve permanecer por todo ano de 2015, é feita de acordo com a produção, sendo um quilo de ração para cada três litros de leite.

Confira a programação do Encontro dos Produtores de Leite
8h – Café com os produtores;

8h45 – Abertura com autoridades;

9h – Palestra: Produtividade e qualidade na silagem de milho – Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira (professor da Universidade de Ponta Grossa – Castro – PR, mestre em Nutrição Animal e Pastagem pela ESALQ/USP e doutor em Zootecnia pela UNESP/Jaboticabal);

9h50 – Debatedor: Fabiano Henriques – chefe do escritório local – Incaper;

10h – Palestra: Doenças que afetam a reprodução bovina – Renato Vieira – consultor técnico da ZOETIS-SP;

10h50 – Debatedor: Luciano Henriques – secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Itapemirim;

11h – Palestra: O melhoramento genético para aumento da população leiteira – Joedson Silva Scherrer – Leite capixaba/CRV Lagoa;

11h50 – Palestra: Cadastro Ambiental Rural (CAR) – Murilo Petroni – Faes/Senar;

12h20 – Almoço;

13h30 – Visita à propriedade.

Fonte Bruna Hemerly
Ascom Prefeitura de Itapemirim/ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*