Itapemirim retoma as atividades do programa Pró-Vida Pescador

today25 de junho de 2019
remove_red_eye379

O município de Itapemirim está retomando as atividades do programa “Pró-Vida Pescador”, destinado a promoção da segurança e preservação da vida dos pescadores, que consiste na disponibilização de balsas salva-vidas de classe II, devidamente equipadas (com água, alimentação e sinalizadores, itens essenciais para sobrevivência em casos de naufrágios).

O Secretário Municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, diz que o projeto é referência no setor pesqueiro do sul do estado, onde pouco se fala sobre a segurança do pescador. “Com a implementação desse projeto Itapemirim visa continuar reduzindo o risco de mortes em acidentes em naufrágios, salvando a vida dos pescadores em alto-mar”, destaca.

O município de Itapemirim é hoje responsável pela maior frota de embarcações artesanais para pesca oceânica, sendo assim, itens de segurança como a Balsa Salva Vidas de Classe II são imprescindíveis para garantir a segurança do pescador. Para os anos de 2019 e 2020 espera-se atender todas as embarcações regulares que não foram contemplados durante a primeira fase do programa.

Durante o ano de 2018 foram entregues 55 balsas salva vidas para embarcações. A balsa é o item de segurança mais importante para garantir a sobrevivência em casos de naufrágio, é ainda uma exigência da marinha para as embarcações que realizam as atividades de pesca em mar aberto e não apenas da costa.

Os participantes do programa “Pró-Vida Pescador” deverão ser munícipes de Itapemirim e manter cadastro atualizado junto à SEMAP, fazendo constar todas as informações inerentes à propriedade, tripulação e atividades desenvolvidas nas embarcações. Para se inscrever no programa os pescadores devem procurar a Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca, que está funcionando temporariamente na Rua Nelcy Rocha Raposo, nº 365, na praia de Itaipava. Os documentos necessários são:

RG/CNH/CTPS e CPF do proprietário da embarcação.  
  
Comprovante de residência atualizado.      

Título de Inscrição da Embarcação (TIE).     

Após selecionado a embarcação deve comprovar ainda que a tripulação é composta por mais de 50% de tripulantes munícipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*