Mais 10 empresas estão se preparando para aderir ao SIM Guarapari

today31 de agosto de 2019
remove_red_eye427

Desde 2017, Guarapari possui empresas registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Este se divide em SIM Simplificado, SIM Padrão e SIM com Equivalência Susaf. Atualmente Guarapari possui 18 agroindústrias registradas no SIM e mais 10 estão se preparando para aderir ao serviço. Guarapari possui agroindústrias que comercializam produtos de origem animal como mel, laticínios, ovos caipira, pescados, linguiças e defumados. A intenção da Semag é, através do SIM, regularizar e agregar valor a esses produtos.

A modalidade de SIM Simplificado é uma iniciativa exclusiva do município de Guarapari, que viu a necessidade de simplificação do processo de registro. Estes produtores investem em instalações simplificadas e passam pelo curso de boas práticas de fabricação. Já é possível observar que algumas Agroindústrias que antes possuíam o SIM Simplificado, logo conseguiram migrar para o SIM Padrão, a partir da ampliação de suas instalações e aumento da produção.

 “A agroindústria quando inscrita no Serviço de Inspeção Municipal, é acompanhada, recebe treinamentos, orientações e tem seus produtos inspecionados. Isso abre mercado para os produtos que podem acessar, inclusive, as compras governamentais, como a merenda escolar”, afirmou o médico veterinário, coordenador do SIM, Arivald Santos Ribeiro.  

Com a possibilidade de registro das Agroindústrias de Produtos de Origem Animal, os produtores rurais,  que antes eram fornecedores de matéria prima para as grandes indústrias ou que vendiam seus produtos in natura, passaram a fazer o processamento em sua própria propriedade rural e com isso agregaram valor produção. Na prática o processo de agro industrialização está gerando mais oportunidade para o homem do campo, e já se percebe alguns exemplos de filhos de produtores rurais, que saíram para buscar empregos nas cidades e estão voltando para o campo para tocarem com os pais as Agroindústrias.

O Engenheiro Ambiental e de Segurança, Luciano dos Santos, que presta consultoria a várias agroindústrias da cidade, considera essa atitude muito positiva. “Quando se tem um selo de qualidade, tem também um procedimento, um padrão, um controle do produto, conseguindo então colocar no mercado um produto de qualidade, agregando valor a mercadoria a ser comercializada”.

“Todos os nossos esforços estão voltados para motivar aqueles que querem empreender, tendo como resultado a geração de emprego e renda. Estamos conseguindo, através do SIM, levar alimentos de qualidade para a mesa do consumidor”, finalizou a secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Thereza Christina Barros.

Guarapari tem hoje, três modalidades de registro de acordo com a abrangência de mercado:
– SIM SIMPLIFICADO – mini Agroindústrias que podem comercializar somente diretamente ao consumidor final (feiras e entrega a domicílio);

– SIM PADRÃO – podem colocar seus produtos nas prateleiras dos comércios do município;

– SIM COM EQUIVALÊNCIA SUSAF – podem comercializar os produtos em todo os municípios do Espírito Santo.

Número de Agroindústrias registradas na modalidade SIM:
03 entrepostos de pescados
03 entrepostos de ovos
02 entrepostos de mel
02 fábricas de Produtos Cárneos
08 fábricas de laticínios

Número de Agroindústrias em fase de adequações para registro no SIM:
02 fábricas de torresmos
01 fábrica de embutidos
03 laticínios
02 entrepostos de ovos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*