Mais de 6 toneladas de frutos do mar foram consumidos durante festival em Iriri

today14 de outubro de 2014
remove_red_eye335

A 17ª edição do Festival Capixaba de Frutos do Mar terminou no último domingo (12), em Iriri, superando as expectativas. A estrutura, montada na Praça de Eventos do balneário, ganhou uma nova roupagem e encantou os visitantes com seus estandes feitos em bambu e uma programação visual que valorizou elementos como conchas, peixes e o fundo do mar.

Neste clima praiano, num fim de semana de sol e céu azul, muita gente bonita circulou pelas ruas de Iriri para conferir os atrativos do festival. De acordo com o balanço divulgado na manhã de ontem (13), foram realizados cerca de 30 mil atendimentos na Praça Gastronômica, entre 9 e 12 de outubro. A quantidade de frutos do mar consumida neste período também impressiona: ao todo, 6 toneladas de peixes e mariscos foram utilizados em diferentes pratos como risotos, panquecas, mariscadas, pastéis, tapiocas, paellas, entre outros.

De acordo com os organizadores, o sucesso desta edição pode ser atribuído à capacitação dos profissionais envolvidos no evento. Graças ao investimento em oficinas direcionadas aos colaboradores, a apresentação dos pratos surpreendeu pela beleza e conquistou os consumidores primeiro pelo olhar e, em seguida, pelo sabor. E assim, o festival que já faz parte do calendário oficial de eventos do Espírito Santo atraiu visitantes de diferentes municípios, além de muitos turistas de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O evento movimentou a economia local na ordem de R$ 4 milhões. Hotéis, pousadas, bares, restaurantes, padarias, supermercados, taxistas e o comércio de forma geral tiveram aumento nas vendas de produtos e serviços nesse período. O setor imobiliário também foi aquecido, com a locação de casas e apartamentos, além da venda de lotes. “O Festival é muito mais que um evento gastronômico, é uma oportunidade para o empreendedorismo que envolve toda a comunidade e fomenta bons negócios”, ressaltou o prefeito de Anchieta, Marcus Assad.

O Festival Capixaba de Frutos do Mar criou um verdadeiro circuito em Iriri, envolvendo os boxes que participaram do Espaço Gastronômico, os restaurantes que funcionaram em suas próprias unidades, e os hotéis e pousadas que ofereceram em seu café da manhã quitutes à base de frutos do mar – uma das novidades desta edição.

Muito além das delícias gastronômicas, o festival trouxe diversas atividades que foram um convite para o público se divertir e conhecer as belezas de Iriri. Com shows, aulas de culinária, comércio de artesanato, ações educativas nas praias do balneário rua de lazer para a garotada, o evento contou com atrações para público de todas as idades e se tornou um espaço ideal para curtir a família curtir com segurança. O ambiente, embalado por shows acústicos, foi de tranquilidade e segundo informações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, não houve registro de ocorrências.

O Espaço Gourmet, coordenado pelo Chef Gilson Surrage, se destacou na programação ao apresentar receitas durante todos os dias do evento. Da tradicional paella marinera a um risoto de abóbora com camarão, mais de 10 pratos foram ensinados pelos Chefs François Teissonniere (França), Zora Paiva (Praia de Pipas, Rio Grande do Norte), Luiza Sampaio (Restaurante Enseada, Vitória) e Alessandro Eller, que conduziu aulas com alunos de Gastronomia da Universidade de Vila Velha (UVV). No sábado, durante o preparo das receitas, aconteceu ainda a Oficina de Pescados, momento em que a professora Monique Lopes Ribeiro (Ifes, campus Piúma) fez intervenções para orientar consumidores e turistas sobre a escolha, transporte e o correto armazenamento de peixes e mariscos.

“Chegamos ao fim deste evento com um saldo muito positivo. O Festival Capixaba de Frutos do Mar cresce e se reafirma a cada ano com um dos maiores eventos gastronômicos do Estado, atraindo turistas de diversas partes. Agora, daremos início ao preparo da edição 2015, que promete ser ainda mais especial, afinal, no ano que vem o feriado de 12 de outubro será em uma segunda-feira”, afirmou a presidente da Associação Iriri Vivo, Sirlene Ferreira.

O 17º Festival Capixaba de Frutos do Mar foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, em uma parceria da Associação Iriri Vivo com a Prefeitura Municipal de Anchieta. Contou com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo (Setur), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Por Camila Fregona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*