Marcos Guerra participa da abertura oficial da Vitória Stone Fair

today5 de fevereiro de 2015
remove_red_eye176

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, participou dia 03 de fevereiro, da abertura oficial da maior feira de rochas ornamentais da América Latina, a Vitória Stone Fair – Marmomacc Latin America 2015.

O evento, que está sendo realizado até sexta-feira, dia 6 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, contou, ainda, com as presenças do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, do governador do Estado, Paulo Hartung, e de lideranças do setor de rochas ornamentais.

01

“O setor de rochas do Espírito Santo representa 8% do PIB capixaba e responde por 80% das exportações realizadas pelo país. É um setor forte e competitivo, que a Findes tem o orgulho de representar e atender. Temos sempre ouvido as lideranças, discutido soluções para os novos desafios que surgem e desenvolvido projetos em prol do desenvolvimento da atividade”, declarou o presidente Marcos Guerra durante seu discurso de abertura na feira.

Já o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ressaltou em seu discurso o apoio dado pelo governo federal ao fortalecimento do setor no Estado.

“Nossa presidente, Dilma Rousseff, manifestou sua firme posição de apoio a este importante setor para a economia brasileira, que gera oportunidades e riquezas. Não tratamos o setor com nenhum tipo de diferenciação e tenho certeza de que encontraremos uma solução definitiva para o nosso Código Mineral. Desburocratizar e conscientizar sobre o uso dos recursos não-renováveis é fundamental”, disse o ministro.

O governador Paulo Hartung comemorou e destacou a importância de se ter a “casa arrumada” para que todos os setores cresçam. “Com organização ganhamos credibilidade, e nós vamos arrumar a casa no Espírito Santo para que as oportunidades apareçam. O que o setor de rochas pede hoje é o direito de gerar empregos e impostos para o país”.

Em sua 39ª edição, a Vitória Stone Fair – Marmomacc Latin America 2015 é uma das primeiras feiras do setor no calendário mundial, servindo como um espaço privilegiado para o lançamento de materiais – desde os quartzitos, mármores até os granitos básicos e exóticos –, máquinas, equipamentos e insumos, tanto de empresas brasileiras como estrangeiras.

O evento serve como um termômetro para balizar os negócios ao longo do ano”, lembra o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Samuel Mendonça. O Espírito Santo exportou em 2014 um montante de US$ 1,08 bilhão, sendo responsável por quase 80% das vendas brasileiras de mármore e granito.

O presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) e vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região, Áureo Vianna Mameri, enfatizou que a feira é uma oportunidade de as indústrias do setor mostrarem para o mundo suas novidades para 2015.

“Temos empresários do setor de rochas de todo o Estado presentes na feira, o que aquece a economia capixaba, permitindo fechar negócios a longo prazo. Em 2014, alcançamos um montante de US$ 1,08 bilhão, representando vendas de mais de 1,8 milhão de toneladas de rochas para o mundo”, comemorou Mameri.

Por Assessoria de Comunicação do Sistema FINDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*