Moradores de Fazenda Velha, em Itapemirim, recebem água tratada

today6 de julho de 2015
remove_red_eye343

Os moradores da comunidade de Fazenda Velha, em Itapemirim, finalmente terão água tratada saindo pelas torneiras. Um convênio entre a Prefeitura Municipal de Itapemirim e o SAAE garantiu que 6200 metros de tubulação, saindo da Estação de Tratamento de Água do Limão, tivesse como destino cada residência da localidade. A estação do Limão fica a 13 km de Fazenda Velha. Este é um pedido antigo da comunidade, que sempre utilizou água de poços.

A obra já está em fase final, faltando apenas as ramificações da rede principal e a ligação com as residências. Segundo o SAAE, o atendimento a esta demanda dos moradores de Fazenda Velha tem caráter social, visto que a taxa que os mesmos pagarão pelo fornecimento não cobrirá os custos para levar a água para a comunidade.

O morador Silvano Alves de Souza, que é operador de rede da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), disse que essa novidade chegou em ótimo momento. “A nossa água contém muitos metais pesados, como ferro e manganês. Quando vemos a água sair da torneira, ela parece bem limpa, mas quando vamos lavar roupa, por exemplo, e precisamos acrescentar cloro, o ferro que está na água oxida e mancha toda a roupa. Além disso, desde a época da estiagem, os poços estão baixos e a água falta”, comenta.

Para a prefeita em exercício, Viviane Peçanha, fornecer água de qualidade para toda a população de Itapemirim é um desafio que vem sendo cumprido a cada dia. “Somos parceiros do SAAE para solucionar os problemas de abastecimento de água em todo o nosso município. A rede de Fazenda Velha é uma demanda antiga da comunidade que está se tornando realidade e isso nos deixa muito satisfeitos. Tenho certeza de que, assim que a água do SAAE começar a descer pelas torneiras das casas, muitos problemas deixarão de existir.”

Por Douglas Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*