Novo sistema de abastecimento de água para Itaoca, Itaipava, Gomes e Joacima

today14 de julho de 2015
remove_red_eye271

Lagoa Guanandy, é o manancial que atualmente abastece todo o distrito de Itaipava, porém já não está mais nos ofertando água na quantidade necessária, principalmente no verão.

Com a vulnerabilidade da lagoa Guanandy, o SAAE realizou estudos técnicos para passar a captar água do Rio Novo- manancial que nasce em Vargem Alta e deságua em Piúma. Os estudos apontaram a viabilidade, cujos critérios de avaliação foram às características físico-químicas e volume hídrico.

Em razão das limitações hídricas da Lagoa Guanandy, a Prefeitura Municipal de Itapemirim em parceria com o SAAE lançou o projeto do novo sistema de abastecimento de água (Estação Elevatória de Água Bruta, Estação de Tratamento de Água e adutoras para condução de água bruta e água tratada).

As obras estão em plena execução, posto que, as adutoras de distribuição de água tratada já estão devidamente instaladas (perímetro urbano); enquanto a construção das unidades operacionais projetadas segue em ritmo acelerado. Concomitantemente, está sendo instalada a tubulação que conduzirá a água do Rio Novo até a Estação de Tratamento de Água (4.000 metros).

O custeio da obra está integralmente às expensas da Prefeitura Municipal de Itapemirim (algo em torno de R$ 16.000.000,00).

A proposta do SAAE em harmonia com o Executivo Municipal é conduzir a água proveniente do Rio Novo para a Estação de Tratamento de Água do Gomes, já que a nova Estação de Tratamento não ficará pronta até o verão. Assim, teremos uma oferta maior de água na alta temporada, o que nos permitirá a suspensão da captação de água da lagoa Guanandy.

Fonte: SAAE e www.maratimba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*