PIÚMA | Presidente da Câmara de Vereadores anula eleição da nova mesa diretora, assista sessão aqui

today22 de junho de 2022
remove_red_eye368

Após uma tumultuada eleição para a nova mesa diretora para o próximo biênio (2023/2024), que aconteceu no dia 08 de junho, mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Piúma cheia de novidades. Desta vez, uma reviravolta relacionada ao processo eleitoral onde foi, na ocasião, eleita a chapa composta pelos vereadores Fabrício Taylor (presidente), Fernanda Taylor (vice-presidente) e Bernadete Calenzani (secretária).  

Na presença de apenas quatro vereadores, Tobias Scherrer (Solidariedade), Wallace Campi (PSD), Bruno Freitas (Cidadania) e Eliezer Dias (PMN), o atual presidente da Casa Legislativa, José Carlos Araújo (PSDB), anulou a eleição antecipada na noite desta quarta-feira, 22, através de uma Portaria.

O motivo do ato se deu por conta do presidente não estar presente na sessão e ter pedido o cancelamento da mesma em tempo hábil, haja visto que ele estava com problemas de saúde.

Portaria 15, de 20 de junho de 2022
De acordo com a Portaria 15, de 20 de junho, a eleição se torna inválida, sem efeito e ainda, “considerando que no período que antecedeu a eleição para nova Mesa Diretora dessa Câmara de Vereadores – 08 de junho de 2022 – o titular da Presidência da Casa encontrava-se enfermo, inclusive internado na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim”.

Na Portaria consta ainda que a presidência emitiu um edital protocolizado, em tempo hábil, cancelando as eleições comprometendo-se uma nova data para convocação.

Confira a Portaria na íntegra

Outro ponto que também chamou a atenção foi o fato de não constar na pauta da Ordem do Dia a nova eleição, e que supostamente pode ter sido elaborada uma outra pauta para ser entregue aos vereadores.

Nova eleição
A Lei Orgânica do município estabelece que a nova eleição pode ser realizada até a segunda sessão de agosto. O fato é que um novo processo deve ocorrer em breve e, até lá, as novas articulações para a escolha do novo presidente devem se acirrar ainda mais.

A eleição anulada foi disputada entre os vereadores Fabrício Taylor e Bruno Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*