PIÚMA | Secretaria de Saúde começa implantação do sistema e-SUS
Visando prestar um serviço de saúde eficiente e de qualidade para o cidadão, a Secretaria de Saúde de Piúma começou a implantação do sistema e-SUS nas Unidades de Saúde do município, uma plataforma que possibilita e agiliza a organização dos serviços nas unidades de atenção básica, que passou a ser obrigatório a partir de julho/20 e já deveria ter iniciado em 2014 pela gestão anterior.
A ferramenta, que já foi instalada nas unidades dos bairros Portinho e Nova Esperança, funciona como um prontuário eletrônico, que reúne, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento dos pacientes.
De acordo com a Secretária de Saúde, Izalina Merick Silveira, a plataforma vai agilizar o atendimento, reduzir o tempo de espera e ainda reduzir custos.
“Com esta importante ferramenta, a gestão do cuidado se torna eficaz e completa, podendo o paciente ser acompanhado e receber o devido tratamento, já que o médico, através do e-SUS vai saber quais doenças aquele paciente tem, quais tratamentos e exames já realizou e poderá prestar um atendimento de melhor qualidade”, finalizou.
Segundo Letícia Gatoni, gerente da Atenção Primária em Saúde (APS), “com a implantação da ferramenta o município irá captar mais recurso federal e, consequentemente, ofertar ainda mais serviços em saúde, melhor estrutura de equipamentos, inclusive trabalhar com indicadores para avaliar as equipes de profissionais e motivar um melhor atendimento através de metas e resultados.
Em breve outras unidades de saúde serão contempladas com a implantação do sistema.