Prefeitura de Piúma regulariza Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Municipal

today19 de julho de 2021
remove_red_eye418

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Direção Administrativa do Hospital Municipal de Piúma, regularizou oficialmente o Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. O Núcleo segue uma Resolução Técnica Colegiada da ANVISA de 25/07/2016, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) tem como finalidade estabelecer políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, através do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas e tecnologias, que visem garantir a qualidade dos processos na instituição.

Com isso, a instituição hospitalar vai aprimorar a qualidade dos serviços de saúde envolvendo ações que garantam a redução de risco de infecções hospitalares, garantindo assim maior segurança ao paciente usuário da saúde e reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

“As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Meyrellis.

As principais metas do Núcleo incluem identificar corretamente o paciente, melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, higienização das mãos corretamente para evitar infecções e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

Para a implementação do Núcleo no município foram criadas uma Comissão de Farmácia e Terapêutica Hospitalar no âmbito do Hospital Municipal e outra Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar. Além disso, através da Portaria nº 38/2021, foi oficializada a criação do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

O Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde. O NSP obedece às metas instituídas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Estatísticas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que danos à saúde ocorram em dezenas de milhares de pessoas todos os anos no mundo. Dados do Instituto de Medicina (IOM) dos Estados Unidos da América (EUA) indicam que erros associados à assistência à saúde causam entre 44.000 e 98.000 disfunções a cada ano nos hospitais dos EUA.

Estudo realizado em 2013, com o objetivo de atualizar esses números, demonstrou que a estimativa de mortes prematuras associadas a danos evitáveis decorrentes ao cuidado hospitalar estaria entre 210.000 e 400.000 americanos por ano.

Estudos recentes mostram que a incidência de Eventos Adversos (EAs) no Brasil é alta. A ocorrência desse tipo de incidente no País é de 7,6%, dos quais 66% são considerados evitáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*