Programa de Saúde na Escola retoma atividades em Anchieta
today21 de março de 2022
remove_red_eye288
O Programa de Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Anchieta e parceiros, retomou as atividades presenciais com ampla programação para o primeiro quadrimestre deste ano. O Programa realiza ações como palestras, atividades educativas e preventivas sobre diversos temas relacionados à saúde dos alunos e seus familiares.
Na última sexta (18) aconteceu uma palestra sobre violência doméstica para os alunos da escola municipal Tia Marlene Petri, em Alto Pongal. A ação foi realizada pela psicóloga Alice Emília. Já hoje (21) será promovido uma bate papo sobre alimentação saudável nas escolas Zuleika Flores da Purificação, em Jabaquara, e Maria Luiza Flores, em Mãe-Bá, com os profissionais do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).
A referência técnica do PSE, a dentista Nara Coutinho da Cunha Rodrigues, destaca que o programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde. “As ações são focadas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças e jovens da rede pública de ensino”, disse.
A coordenadora explica que com o retorno das aulas presenciais, as atividades do programa estão iniciando e irão atender diversas unidades de ensino do município. “Iremos levar informações às escolas sobre Covid-19, vacinação, alimentação saudável, educação sexual e preventiva a IST/Aids, prevenção ao álcool e drogas, ao mosquito Aedes aegypti, entre outros temas”, enumera Rodrigues, lembrando que também será discutido nas escolas sobre a promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.
O programa também realiza atividades nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das condições de saúde das crianças e adolescentes, como exame de acuidade visual, verificação da pressão arterial, peso e medida, avaliação da saúde bucal e verificação do cartão vacinal. “Após a avaliação da criança realizamos o encaminhamento para atendimento a um profissional da rede, quando essas apresentam alguma alteração na saúde”, explica.
As ações do programa conta com apoio da Secretaria de Educação e outros setores da prefeitura, como o Pesms, responsável em promover peças teatrais lúdicas sobre temas abordados nas escolas e nas ESFs.
Confira a programação do primeiro quadrimestre de 2022: