PIÚMA | Escola Manoel dos Santos Pedrosa recebe o Programa ‘Papo de Responsa’

today20 de junho de 2022
remove_red_eye119

A Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), por meio do Projeto Papo de Responsa realizou, nesta segunda-feira (20), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEEF) Manoel dos Santos Pedrosa, no bairro Niterói, em Piúma, uma palestra para mais de 60 alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 14 anos, que receberam informações sobre os riscos das drogas, as más companhias e as escolhas que podem fazer a diferença no futuro deles.

De acordo com o diretor da Acadepol-ES e coordenador do projeto, delegado Robson Alves Damasceno, as palestras têm o objetivo de ajudar na mudança de comportamento, atuando como prática transformadora, na medida em que permite a quebra de paradigmas quanto às escolhas e oportunidades dos adolescentes e jovens.

“O Programa Papo de Responsa torna o processo de falar e escutar acessível e permeável, no sentido em que o jovem, inserido no seu ambiente familiar, acaba por levar esse diálogo para dentro de suas casas. Os nossos policiais são preparados para abordar os assuntos. O fato de trabalharem no combate à criminalidade todos os dias lhes dá uma relevância maior”, esclareceu.

A titular da Delegacia de Polícia (DP) de Piúma, delegada Rosane Cysneiros, convidou a equipe do Papo de Responsa para fazer uma palestra no município. Ela foi uma das palestrantes do evento, junto com o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória. “Apresentei minha jornada de estudos até chegar a ser delegada de Polícia, mostrando o quanto a dedicação é extremamente necessária”, disse.  

A delegada explica que o objetivo geral foi trazer a conscientização de que as escolhas de hoje podem prejudicar o futuro, interromper sonhos, a importância das boas companhias que sigam num mesmo propósito de buscar a realização de sonhos em todas as áreas da vida.

“A primeira palestra do projeto Papo de Responsa realizada em Piúma foi importante para ampliar os horizontes dos alunos, levá-los a ser como águias em altos voos, podendo dali sair grandes profissionais. Houve alunos que disseram ter o sonho de ser delegado de polícia, perito criminal”, relatou.

A delegada adiantou que outra escola do município receberá as palestras do programa Papo de Responsa.

O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares e instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 9 9618-7873 ou ainda, pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*