Provas do Paebes serão aplicadas nos dias 20 e 21 de outubro

today14 de outubro de 2014
remove_red_eye130

Estudantes do ensino fundamental e médio das 506 escolas da rede estadual participarão das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), que serão aplicadas nos dias 20 e 21 de outubro, durante o período de aula. A expectativa é que mais de 78 mil estudantes façam as avaliações. 

No dia 20 de outubro, pelo Paebes Alfa , as turmas iniciais de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) serão avaliadas em provas de Língua Portuguesa. Já os estudantes do 5º ano e 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio (Paebes) farão provas de Língua Portuguesa e Matemática.

No dia 21 de outubro, as turmas iniciais de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) farão a prova de Matemática e os estudantes da 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio as avaliações de História e Geografia. Ainda no mesmo dia, pela primeira vez, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental farão produção textual.

Além dos testes, serão aplicados aos estudantes, diretores e professores questionários contextuais e os pais ou responsáveis pelos alunos do Paebes Alfa responderão a um Questionário de Pais. “Os procedimentos terão como objetivo conhecer fatores internos e externos relacionados às instituições escolares que influenciam nos resultados dos estudantes”, salientou a subgerente de Avaliação Educacional da Sedu, Fabíola Mota Sodré.

Além da rede estadual, mais de 166 mil alunos de 76 redes municipais e mais de cinco mil alunos de aproximadamente 50 escolas privadas também farão as provas, totalizando cerca de 250 mil alunos participantes. Os resultados serão divulgados no início do ano letivo de 2015, por meio do Boletim de Resultados da Escola, no Portal do Paebes (www.paebes.caedufjf.net), e estarão disponíveis também no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br). O acesso será por meio de senha destinada a cada escola.

“Os resultados da avaliação evidenciam elementos da realidade que necessitam ser socializados com todos os profissionais da escola, mas é importante que a escola não esgote a reflexão sobre sua realidade apenas com os resultados da avaliação. Utilizar os resultados significa compreendê-los não como um fim em si mesmo, mas, sim, buscando as transformações necessárias para fortalecimento das aprendizagens dos alunos”, finalizou Fabíola Mota Sodré.

Em abril deste ano, mais de 36 mil alunos do 1º ano de ensino fundamental das escolas estaduais, municipais e Escolas Particulares Participantes (EPP) participaram das avaliações, com a finalidade de diagnosticar habilidades de leitura, escrita e matemática ao iniciarem a escolarização.

Paebes
O Paebes foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2008 com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.

Fonte Governo do ES
Foto www.biblioconcursos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*