Rede Gazeta fecha jornais impressos e demite jornalistas
A crise do papel que vem acabando pouco a pouco com os veículos de comunicação impressos no Brasil, atingiu a Rede Gazeta, no Espírito Santo. A empresa anunciou na tarde de ontem (31) que vai priorizar o jornalismo digital.
A partir do dia 30 de setembro, a rede vai retirar da circulação diária o jornal A Gazeta. Nesta sexta-feira (2) o jornal popular Notícia Agora (Na!) também terá suas atividades encerradas.
Segundo a nota publicada pela Rede Gazeta, esse movimento vem sendo planejado há cerca de um ano e meio, dentro de um projeto chamado TDigital, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta desde o primeiro semestre de 2018.
Uma das premissas do projeto é levar, para dentro da redação de A Gazeta,
especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados para indicar estratégias de distribuição de conteúdo e captação de assinaturas digitais.
A empresa alega que a transformação digital, no entanto, não vai resultar no fim dos jornais impressos da rede. Na primeira semana de outubro, será lançada uma edição semanal impressa de A Gazeta, que circulará aos sábados.
Apesar dos benefícios visados pela Rede Gazeta, o fechamento do ‘Notícia Agora’ gerou várias demissões, dentre elas, o editor chefe de ‘A Gazeta’ e do ‘Notícia Agora’, André Hees.
Quem assume o lugar de Hees é Elaine Silva, que desde 2014 ocupava o cargo de editora-executiva de A Gazeta.
Outros demitidos:
Bernardo Coutinho
Mayra Bandeira
Andrea Pegoretti
Tubarão
Cinthia
Cedoc 2
Ovadias
Patrícia Scalzer
Elton Lirio Arabson
Erica Joviana
Maíra Mendonça
Dani Saqueto
Luciana Castro
Genildo Anderson Salles
Dayse Torres
Erikinha
Gabriela Singular
Mariana Perim
Benahia Figueiredo
Com informações da Agência Congresso e Rede Gazeta