Roteiros tranquilos e cheios de opções para curtir Anchieta

today26 de abril de 2019
remove_red_eye355

Para quem prefere passear por lugares tranquilos, Anchieta, no Sul do Estado, têm várias opções. Além de praias bucólicas, o município dispõe de dois circuitos turísticos rurais e outros três ligados a ecologia, cultura e fé. Ao todo, cinco circuitos com belas paisagens, muito verde, ora praias, ora montanhas, e sempre com uma excelente receptividade por parte dos empreendedores.

Praias tranquilas para curtir com a família nos dias de calor não faltam na cidade. Há próximo à sede as praias Boca da Baleia, Quitiba, Além, Santa Helena, Balanço e Marvila, entre outras. Todas com águas calmas e ideais para fazer piqueniques com amigos e familiares e passar os dias de folga.

Já na parte rural, os visitantes podem ainda desfrutar do clima de montanha e visitar propriedades onde são comercializados deliciosos produtos caseiros.  Um dos circuitos, o dos Imigrantes, diversas propriedades produzem e vendem bolos, pães, embutidos, massas e cachaça. A entrada oficial do roteiro é pela comunidade de Pongal, no portal de acesso nas margens da BR 101.

Outro passeio bucólico e cheio de belezas naturais e pelo circuito Vale Viver Corindiba. O portal fica também às margens da BR 101, na localidade de Jaqueira, sentido Jabaquara x Guarapari. Seguindo o caminho, os visitantes poderão conhecer diversas propriedades, inclusive restaurantes e aconchegantes pousadas em meio a muito verde.

Na sede do município, os visitantes podem aproveitar os ótimos passeios culturais e ecológicos. Uma dica é conhecer de barco a beleza do rio Benevente, do manguezal e das Ruínas Jesuíticas. Outra opção é desvendar a história da região no Centro Cultural e no Museu do Santuário Nacional de São José de Anchieta. Na cidade ainda há o famoso mercado de peixes, igrejas centenárias como a da Penha e poços dos jesuítas.

O Santuário Nacional fica bem no centro da cidade, na parte mais alta, onde se avista a beleza do litoral de um lado e do outro, o manguezal intocável. O espaço recebe centenas de turistas diariamente, que vêm pedir graças ao padroeiro do Brasil.

CIRCUITO DOS IMIGRANTES
Entrada no portal de Alto Pongal, às margens da BR 101. Roteiro rural, com diversas agroindústrias, cama e café e restaurante típico rural.

CIRCUITO PRAIAS E CAMINHOS DE ANCHIETA
Roteiro com praias virgens e bucólicas e também de praias mais urbanizadas, além de destinos ecológicos.

ENSEADAS VIRGENS E BUCÓLICAS 
Iriri x Anchieta – estrada de Inhaúma 
Praia Santa Helena
Praia de Inhauma
Praia do Balanço
Praia do Marvila
Praia dos Coqueiros 

CAMINHOS DE ANCHIETA
Artesanato e cata de conchas
Estrada antiga Ponta dos Castelhanos
Mirante Castelhanos
Praia Boca da Baleia
Praia de Castelhanos
IPCMar – Projeto preservação de tartarugas
Praia da Guanabara
Praia de Parati
Praia de Ubu
Praia do Além
Lagoa Azul
Lagoa de Mãe-Bá
 
CIRCUITO CULTURA E FÉ
Roteiro religioso e cultural, destinado a locais ricos em detalhes, peças e artefatos culturais e religiosos do século XVI, com destaque para o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Santuário São Jose de Anchieta – Tel.: (28) 3536-2335
Museu
Sítio Arqueológico
Igreja da Penha
Escadarias
Centro Histórico
Centro Cultural
Colégio Maria Mattos
Casa da Cultura
Poço Coimbra

CIRCUITO BENEVENTE
Ideal para conhecer a beleza do rio Benevente e o manguezal, um dos mais conservados do Estado. É possível fazer passeio de barcos e percorrer parte do rio e chegar até as intrigantes Ruínas Jesuíticas, conhecidas também como Ruínas do Rio Salinas.

Praça dos Imigrantes
Mercado de Peixe
Porto
Subida ao Rio Benevente
Ilha das Garças
Ilha dos Papagaios
Ruínas Jesuíticas

CIRCUITO VALE VIVER CORINDIBA
Roteiro rural, em um vale repleto de belezas naturais com restaurantes, hospedagem e agroindústrias. Entrada no portal de Jaqueira, às margens da BR 101. Ideal para degustar produtos caseiros e desfrutar de lindas paisagens.

Castelhanos (foto Luciano Secchin)
Coqueiros
Balanço (foto Victor Fernandes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*