Roteiros tranquilos e cheios de opções para curtir o Carnaval em Anchieta

today19 de fevereiro de 2020
remove_red_eye628

Para quem prefere passar o feriado de carnaval mais tranquilo, Anchieta, no Sul do Estado, têm várias opções. Além de praias bucólicas, o município dispõe de dois circuitos turísticos rurais e outros três ligados a ecologia, cultura e fé. Ao todo, cinco circuitos com belas paisagens, muito verde, ora praias, ora montanhas, e sempre com uma excelente receptividade por parte dos empreendedores.

Praias tranquilas para curtir com a família nos dias de folga não faltam na cidade. Há próximo à sede as praias Boca da Baleia, Santa Helena, Parati, Inhaúma, Balanço e Marvila, entre outras. Todas com águas calmas e ideais para fazer piqueniques com amigos e familiares e passar os dias de folga.

Já na parte rural, os visitantes podem ainda desfrutar do clima de montanha e visitar propriedades onde são comercializados deliciosos produtos caseiros.  Um dos circuitos, o dos Imigrantes, diversas propriedades produzem e vendem bolos, pães, embutidos, massas e cachaça. A entrada oficial do roteiro é pela comunidade de Pongal, no portal de acesso nas margens da BR 101. Há na região restaurantes, bares com piscinas e pizzaria.

Outro passeio bucólico e cheio de belezas naturais é pelo circuito Vale Viver Corindiba. O portal fica também às margens da BR 101, na localidade de Jaqueira, sentido Jabaquara x Guarapari. Seguindo o caminho, os visitantes poderão conhecer diversas propriedades, inclusive restaurantes e aconchegantes pousadas em meio a muito verde.

Na sede do município, os visitantes podem aproveitar os ótimos passeios culturais e ecológicos. Uma dica é conhecer de barco a beleza do rio Benevente, do manguezal e as Ruínas Jesuíticas. Outra opção é desvendar a história da região no Centro Cultural e no Museu do Santuário Nacional de São José de Anchieta. Na cidade ainda há o famoso mercado de peixes, igrejas centenárias como a da Penha e poços dos jesuítas.

O Santuário Nacional fica bem no centro da cidade, na parte mais alta, onde se avista a beleza do litoral de um lado e do outro, o manguezal intocável. O espaço recebe centenas de turistas diariamente, que vêm pedir graças ao padroeiro do Brasil.

1 – CIRCUITO DOS IMIGRANTES
Entrada no portal de Alto Pongal, às margens da BR 101. Roteiro rural, com diversas agroindústrias, cama e café e restaurante típico rural.

2 – CIRCUITO PRAIAS E CAMINHOS DE ANCHIETA
Roteiro com praias virgens e bucólicas e também de praias mais urbanizadas, além de destinos ecológicos. ENSEADAS VIRGENS E BUCÓLICAS : Praia Santa Helena, Praia de Inhaúma, Praia do Balanço, Praia do Marvila, Praia dos Coqueiros  – passando pela estrada Anchieta x Iriri.

Outros locais tranquilos para visitação em Anchieta: Mirante de Castelhanos, Praia Boca da Baleia, IPCMar – Projeto preservação de tartarugas, Praia da Guanabara, Praia de Parati, Praia do Além, Lagoa Azul e Lagoa de Mãe-Bá.

3 – CIRCUITO CULTURA E FÉ
Roteiro religioso e cultural, destinado a locais ricos em detalhes, peças e artefatos culturais e religiosos do século XVI, com destaque para o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

1 – Santuário São Jose de Anchieta – Tel.: (28) 3536-2335
2 – Museu
3 – Sítio Arqueológico
4 – Igreja da Penha
5 – Escadarias
6 – Centro Histórico
7 – Centro Cultural
8 – Casa da Cultura
9 – Poço Coimbra

4 – CIRCUITO BENEVENTE
Ideal para conhecer a beleza do rio Benevente e o manguezal, um dos mais conservados do Estado. É possível fazer passeio de barcos e percorrer parte do rio e chegar até as intrigantes Ruínas Jesuíticas, conhecidas também como Ruínas do Rio Salinas.

1 – Praça dos Imigrantes
2 – Mercado de Peixe
3 – Porto
4 – Subida ao Rio Benevente
5 – Ilha das Garças
6 – Ilha dos Papagaios
7 – Ruínas Jesuíticas

5 – CIRCUITO VALE VIVER CORINDIBA
Roteiro rural, em um vale repleto de belezas naturais com restaurantes, hospedagem e agroindústrias. Entrada no portal de Jaqueira, às margens da BR 101. Ideal para degustar produtos caseiros e desfrutar de lindas paisagens.

Ruínas Jesuíticas.
Cachoeira do Cafundó – Alto Joeba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*