Secretária de Meio Ambiente de Guarapari não apresenta projeto e comissão marca reunião extraordinária

today29 de maio de 2019
remove_red_eye378

A Reunião Pública da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que seria realizada dia 28 de maio na Câmara de Guarapari foi remarcada para o próximo dia 19 de junho, às 14 horas. O motivo do adiamento ocorreu, pois a principal pauta da tarde, o projeto do Plano de Coleta de Resíduos Sólidos que seria apresentado pela Comissão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, não ficou pronto em tempo hábil. A secretária da pasta enviou um ofício informando que medidas cabíveis estão sendo tomadas, para que o planejamento se acelere.

O plenário Ewerson de Abreu Sodré contou com a presença de diretores da rede municipal, estudantes universitários e de integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Asscamarg).

“O plano faz parte de uma Lei Estadual, que é cumprida por alguns municípios, como Anchieta e Serra. A cidade de Guarapari já deveria estar praticando, tendo em vista que, além de beneficiar o meio ambiente, irá aumentar a renda dos catadores que integram a Asscamarg. O projeto não foi apresentado, e isso já é um ato de improbidade por parte da Secretaria de Meio Ambiente e da Codeg. Para a próxima reunião iremos convocá-los, para quem sabe, a promessa de apresentação seja cumprida”, explica o presidente da Comissão, vereador Thiago Paterlini Monjardim (MDB).

O público presente pode opinar com ideias no projeto e, segundo o Ofício N.º 358/2019, enviado pela Semag, a participação popular na criação deste plano será válida e ações já estão sendo realizadas.

“A Semag está promovendo o cronograma de ações dentro do prazo estipulado, com o intuito de expandir a coleta seletiva nas escolas municipais. Informamos que a Semag iniciou a análise do atual Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado e aprovado em 2014. A revisão de um plano requer uma análise macro de todos os aspectos descritos. Estamos buscando uma parceria com instituições de ensinos, como Ufes e Ifes, para auxiliar o Município na revisão deste plano que possui falhas já levantadas. Outro aspecto importante, e que dentro da revisão realizaremos, são as participações públicas para apresentação do plano, metodologias e afins”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*