Seminário debate a produção de lúpulo e cadeia cervejeira em Viana, inscreva-se aqui

today25 de julho de 2022
remove_red_eye102

Apresentar o lúpulo como alternativa viável e importante para o desenvolvimento econômico rural em Viana é o objetivo do 1º Seminário Capixaba de Fomento ao Lúpulo e da Cadeia Cervejeira.

O evento acontece no próximo dia 5 de agosto, Dia Internacional da Cerveja, no Teatro Municipal de Viana. Inscrições para participação no evento estão abertas para produtores, investidores e pessoas interessadas na área.

INSCREVA-SE AQUI

A programação do seminário conta com palestras realizadas por representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do SEBRAE/ES, além de produtores de lúpulo e mestres cervejeiros.

O seminário marca o lançamento do 1° Polo Cervejeiro público do país localizado em Viana. Por meio dele, o município dará vários incentivos para empreendimentos como pousadas, cervejarias e lojas para atender aos turistas e visitantes já a partir deste ano.

Programação
9h – Abertura e apresentação do Pólo Cervejeiro de Viana.  Palestrante: Prefeito de Viana/ES, Wanderson Bueno.

9h20 – O Campo Experimental de Lúpulo de Viana /Instituto Federal do Espírito Santo e o potencial do investimento em Lúpulo.

Subtema: O projeto e custos de implantação do cultivar. Palestrante: Francisco Sizino – Gerente de Desenvolvimento Rural;

Subtema: A pesquisa e os resultados da implantação do Campo de Lúpulo – Palestrante: Robertha Bragato – Engenheira Agrônoma – Secretaria de Agricultura de Viana.

9h40 – SEBRAE – Trilha de desenvolvimento empresarial – Especial Cervejarias Empresarial. Palestrante: Rafael Azevedo – Analista Técnico do SEBRAE/ES;

10h – O Lúpulo Capixaba – Análises químicas e viabilidades. Palestrante: Juliano Souza – Professor Dr. IFES – Professor Pesquisador IFES – coordenador do Laboratório de Cerveja da Instituição.

10h30 – Lúpulo Ninkasi – Primeira produtora do Brasil de Lúpulo certificado pelo Ministério da Agricultura. Palestrante: Teresa Yoshiko – Pesquisadora e proprietária do Viveiro.

11h – Case Grupo Petrópolis (Itaipava, Petra, Cabaré) – Maior Campo Experimental de Produção de Lúpulo Privado do Brasil. Case de maior sucesso no Brasil. Palestrante: Erik Reinle – Mestre Cervejeiro – GRUPO PETRÓPOLIS.

11h30 – CASE BRAVA TERRA – Plantio, peletização, iluminação artificial do cultivar e pioneiros no beneficiamento comercial/10 hectares cultivados – Palestrante Matheus B. Simieli.

12h – Case Rota Cervejeira do Rio de Janeiro (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu) – 26 cervejarias instaladas. Palestrante: Guido Varela – Rota Cervejeira do Estado Rio de Janeiro.

12h30 – Encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*